Grande conhecido da hotelaria paraibana, o Hotel Tambaú enfrentou, nos últimos anos, diversas polêmicas e denúncias de abandono. O empreendimento foi a leilão em 2021 e, desde então, pertence à AMPAR Hotelaria e Participações Ltda, após briga judicial. Atualmente, a dúvida parece dar lugar à esperança, já que o imbróglio jurídico sobre o detentor de posse da propriedade deve ser resolvido até o início do segundo semestre de 2024. Assim, espera-se que o ícone de João Pessoa reabra suas portas em 2026, aponta o Turismo em Foco.

Atualmente, uma das seis ações pela disputa do Hotel Tambaú está no STJ (Supremo Tribunal de Justiça), e deve ser julgada ainda no primeiro semestre deste ano, conforme expectativa de André Amaral, sócio da AMPAR. Caso a Justiça dê ganho de causa ao grupo, o empresário diz que as obras de reestruturação do empreendimento devem ser iniciadas entre agosto e setembro, com prazo de um ano e meio até sua conclusão.

Amaral se mostrou confiante em conseguir o direito de posse definitiva do Hotel Tambaú. Segundo ele, das seis ações na Justiça, o grupo ganhou cinco. A AMPAR já quitou todas as pendências financeiras, inclusive os R$ 40,2 milhões referentes ao valor do arremate do empreendimento no leilão. “Está tudo sob controle em relação aos pagamentos que eram necessários para quitar as pendências”, diz o empresário.

Trâmite

Em outubro do ano passado, a AMPAR divulgou nota informando que estava encerrando os trabalhos dentro do hotel em decorrência das ações judiciais que tentam anular a posse do empreendimento, e que só retomariam as obras “de forma muito responsável, e com a devida segurança jurídica”. “Portanto, a empresa paraibana aguarda uma última decisão judicial para poder se tornar proprietária definitiva do Hotel Tambaú”, afirmava a nota.

Amaral revelou que o novo projeto prevê ampliação de diversas áreas, passando de 175 para 250 UHs. Ele ressaltou que há muito espaço ocioso no hotel, que deverá ser ocupado. O projeto prevê instalação de lojas comerciais, tornando o empreendimento uma junção de hotelaria e mall.

(*) Crédito da foto: Clilson Júnior/ClickPB