hotéis do sol - logo

Nos últimos anos, o setor hoteleiro vem evoluindo em suas agendas e ações de sustentabilidade e ESG (Environmental, social and corporate governance). Além de buscar reduzir os impactos ambientais de suas operações, os empreendimentos entenderam que as iniciativas se tornaram também um diferencial competitivo, visto que os clientes dão preferência para marcas mais conscientes. Nesse cenário, a Hotéis do Sol chega ao mercado como um facilitador para um dos principais pontos sensíveis dos hotéis: o consumo de energia.

Em um país ensolarado como o Brasil, a energia solar é uma opção limpa, viável e acessível. Não por acaso, muitos empreendimentos hoteleiros têm aderido à solução como forma de reduzir custos e tornar suas operações menos nocivas ao meio ambiente. Apesar da boa aceitação, um dos empecilhos é a falta de conhecimento e de players que auxiliem no processo de transição.

A Hotéis do Sol oferece uma solução turn key para geração de energia solar, sendo responsável por todo o projeto, desde a comercialização, marketing financiamento, terreno e equipamentos à construção, homologação, licenciamento, manutenção e garantia – e com investimento zero. Os clientes podem financiar o produto por valores inferiores a uma conta de energia elétrica.

“O sol que atrai o turista é o mesmo que gera sua energia, tornando seu hotel mais econômico e ambientalmente sustentável. Este é o lema da Hotéis do Sol. Temos o propósito de gerar riquezas utilizando o sol como indutor de desenvolvimento econômico e social na região Nordeste e no Brasil”, explica André Gusmão, co-fundador da empresa ao lado de André Lima e Jorge Almeida.

Os projetos são viabilizados por meio de parcerias com a Baterias Moura e Fortlev Solar, responsáveis pelo fornecimento de baterias e equipamentos, respectivamente. “A construção das usinas, manutenção e garantia faz com que os hotéis neste período de dificuldade reduzam um de seus principais custos imediatamente e sem precisar colocar a mão no bolso”, acrescenta Gusmão.

E além dos benefícios ambientais e financeiros, os projetos impulsionam a geração de emprego, abrangendo todos os pilares do ESG. “É uma economia sustentável que gera benefícios econômicos e sociais para todos os envolvidos”, pontua o executivo.

Armazenamento e confiabilidade energética

Gerando um ecossistema que envolve diferentes players, os parceiros da Hotéis do Sol prospectam clientes, terrenos e constroem as usinas de acordo com normas e padrões definidos pela empresa lado a lado com os empreendimentos hoteleiros.

“É um produto que chega para trazer competitividade para os negócios com um apelo ambiental relevante. A conta de luz vem subindo consideravelmente e deve sofrer reajustes de 20%, segundo a agência reguladora”, diz Adalberto Moreira, gerente Comercial de Armazenamento de Energia da Moura.

Além da questão financeira, a confiabilidade energética é outro fator de peso para os hotéis. Imagine a dor de cabeça de ver um hóspede chegar e não poder ligar o ar condicionado ou tomar um banho quente? Com sistemas de armazenamento de energia BESS (Battery Energy Store Systems), os hoteleiros podem fazer reservas para momentos de necessidade, como em casos de apagões ou bandeiras tarifárias elevadas.

“Existem alternativas para elevar a confiabilidade e aumento de competitividade por meio de uma solução para redução de custos de energia. Acreditamos em uma opção completa em que o cliente não precisa se preocupar com nada e apenas gozar dos benefícios. Nosso foco é tirar barreiras para que os empresários possam ter um negócio mais rentável”, complementa Moreira.

Fornecedora de painéis solares que captam a luminosidade do sol para gerar energia, a Fortlev explica que o uso de energia solar pode reduzir os custos mensais em até 95%, e consequentemente valoriza o imóvel. “Acreditamos em projetos nichados, feitos com credibilidade, dedicação e afinco pensado naquele segmento específico por pessoas que entendem do assunto”, ressalta Leonardo Diniz, diretor Comercial da empresa.

Para saber mais, assista o vídeo abaixo:

(*) Crédito da capa: Pixabay

(**) Crédito da foto: Divulgação/Hotéis do Sol