Expandir a presença global continua sendo o principal foco da Hilton. E, dentro deste projeto, a América Latina é vista com bons olhos pela rede norte-americana, informa Pablo Maturana, vice-presidente de Desenvolvimento para América Latina e Caribe. O Brasil, por exemplo, é encarado como um mercado estratégico na região, além de apresentar crescimento acelerado. No país, a empresa quase triplicou sua presença nos últimos cinco anos, afirma o executivo,

“Atualmente, temos um portfólio de 19 hotéis que recebem viajantes no Brasil e mais 10 projetos em desenvolvimento. A Hilton tem usado o país como um catalisador para a estreia de novas marcas na região”, pontua Maturana, em entrevista ao Top Hotel News. “Em paralelo, também entramos em novos mercados no mercado brasileiro, casos da estreia da marca Double Tree by Hilton em Porto Alegre e em Foz do Iguaçu (PR)”, completa.

Atualmente, a Hilton tem franqueados parceiros no país usando suas marcas, casos da Atlantica Hospitality International, HCC Hotéis e Intercity Hotéis. “Além desses mercados de foco, vimos oportunidades em outras partes da América Latina, como o Equador. Além disso, somos a primeira marca hoteleira internacional em Galápagos”, diz Maturana.

Vale destacar que, de carona na forte demanda hoteleira iniciada no meio do ano passado, a Hilton apresentou resultados positivos no primeiro semestre.

América Latina x Caribe

Questionado se existem diferenças na composição do pipeline da Hilton na América Latina e no Caribe, Maturana destaca que uma parte significativa do portfólio da rede está na primeira, que inclui o mercado mexicano. “Isso se deve, em parte, a fatores como profundidade, tamanho da região, número de países, população e demanda de viagens”, acrescenta.

“A diversidade cultural em toda a América Latina está gerando oportunidades de crescimento potencial. Dito isso, vemos oportunidades nas duas regiões, e a Hilton está sempre buscando expandir o portfólio e colocar o hotel certo no lugar correto, na hora ideal e com o proprietário certo. Isso permite garantir que possamos conhecer os hóspedes nos destinos que desejam viajar”, conclui.

Na última década, a Hilton triplicou o portfólio nas duas regiões. O crescimento, afirma o executivo, é creditado à equipe de especialistas no mercado com foco em crescimento orgânico, que buscam novas oportunidades de construção e conversão, expandindo para setores como all inclusive, ao mesmo tempo em que se alinha com proprietários que partilham da visão da rede.

“Buscar novas construções e oportunidades de conversão é essencial para nossa estratégia de crescimento. Nossa abordagem geral é apoiar o design e a entrega de uma propriedade verdadeiramente excepcional que encante nossos hóspedes, recompense nossos parceiros, ofereça retornos ideais para nossos proprietários de hotéis e reflita e respeite as culturas e comunidades únicas onde operamos”, finaliza Maturana, endossando que, para isso, a rede busca fornecedores que estejam alinhados com os valores e que complementem o compromisso da Hilton com os hóspedes, equipe, proprietários e comunidade.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hilton