O ano passado realmente foi muito positivo para a Hilton. A gigante hoteleira reportou, em seu balanço financeiro de 2023 um crescimento no RevPar global, além alta também no pipeline. Nesse cenário, a América Latina e o Caribe aparecem como cruciais para esse resultado a companhia abriu 19 hotéis e aproximadamente 4 mil quartos na região, número recorde na história da empresa, aponta o Hotel News Resource.

O portfólio da região da rede é composto por mais de 220 propriedades e mais de 40 mil UHs, abrangendo 15 marcas e 29 países e territórios. O pipeline da empresa na América Latina e Caribe continua crescendo, com mais de 35 novos contratos assinados em 2023. Com um forte ano de contratações e um pipeline robusto, com 110 empreendimentos, a Hilton espera manter o ritmo de expansão nessas localidades.

“O crescimento recorde que alcançamos em 2023 nessa região é resultado de nosso foco estratégico em levar os hotéis certos aos destinos certos, na hora certa, por meio de parcerias com proprietários excepcionais”, disse Pablo Maturana, vice-presidente de Desenvolvimento da Hilton no Caribe e América Latina. “As marcas premiadas da empresa continuam gerando interesse por parte dos promotores hoteleiros da região, onde quase triplicamos a nossa presença na última década com um portfólio diversificado de hotéis”, complementa o executivo.

Segundo ele, a dinâmica do pipeline crescente reflete o poder das marcas e a capacidade de atender às demandas dos viajantes de lazer e negócios. Assim, países como México, Argentina e República Dominicana aparecem como mercados em destaque no crescimento em 2023. No México, a Hilton tem aproximadamente 120 hotéis abertos e em desenvolvimento. A Argentina aparece em seguida, com 10, número que a companhia planeja quase dobrar nos próximos dois anos. E com seis empreendimentos em operação e mais 10 em desenvolvimento, a rede visa quase triplicar sua presença na República Dominicana.

Principais impulsionadores

De acordo com os dados divulgados pela empresa, as conversões representaram mais de 40% das inaugurações em 2023. Os destaques ao longo do ano incluíram o Hilton Mendoza, primeiro hotel da marca na famosa região vinícola da Argentina, e o Hilton San Salvador, primeiro empreendimento da companhia em El Salvador.

Novos hotéis construídos foram adicionados em localizações estratégicas, incluindo o Embassy Suites by Hilton Aruba Resort, perto das águas de Eagle Beach, e Garden Inn La Romana, com vista para a Ilha Catalina, na República Dominicana, além do Hilton Monterrey, no México.

O segmento all inclusive continuou a ser um catalisador de crescimento. Em 2023, a empresa assinou e abriu empreendimentos no México, marcando o retorno da rede à região hoteleira de Cancún, além de propriedades em Curaçao e em um trecho de praia ainda inexplorado da República Dominicana, esta última com inauguração prevista para o final deste ano.

A Hilton Garden Inn deu as boas-vindas ao seu milésimo hotel, com a inauguração de um empreendimento em San Jose, na Costa Rica. A bandeira também adicionou novos mercados ao portfólio com aberturas na República Dominicana, Panamá e Porto Rico, enquanto a Hampton Inn estreou no Equador.

A marca Tru by Hilton teve um ano marcante com sua chegada ao México e 10 novos acordos assinados na América Latina e Caribe em 2023. Com 20 hotéis em preparação, a bandeira deve estrear na Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Honduras e Porto Rico, e continuará consolidando sua presença no Brasil e México. Já as bandeiras lifestyle cresceram à medida que os viajantes procuravam cada vez mais experiências únicas em destinos urbanos e resorts.

A Curio Collection expandiu sua presença na Argentina, Brasil e Colômbia, enquanto a Tapestry Collection estreou no Chile e em Porto Rico. Assim, a rede continua fortalecendo sua presença com diversas inaugurações. Para este ano, a Hilton planeja abrir 15 empreendimentos, distribuídos por países como Argentina, Bolívia, Chile, Peru, entre outros.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hilton Worldwide