Presença garantida na 5ª edição da HFN (Hotel & Food Nordeste), encerrada hoje (10), a Harus reforça seus laços com o trade hoteleiro nordestino. Para a fabricante de amenities, a região, assim como o Norte do país, é uma grande janela de oportunidades de crescimento.

“As regiões são a galinha dos ovos de ouro para os próximos cinco a sete anos. É um crescimento muito significativo. Antes, o Norte e Nordeste representavam até 35% do nosso faturamento, e hoje já atingem 44%. É um percentual considerável, muito por conta do nosso centro de distribuição em Maceió”, explica Luiz Roberto Magrin Filho, diretor geral da Harus em entrevista ao Hotelier News durante a HFN.

O executivo revela que, quando a operação da Harus chegou ao Norte e Nordeste, as regiões eram detentoras de cerca de 4% do mercado. “Atualmente, temos 60% das regiões, com distribuidoras que operamos em 14 estados. São dezenas de parceiros que trabalhamos não só com amenities, mas também com o segmento de alimentação”.

Magrin salienta que a linha de saneantes teve uma boa aceitação pela hotelaria nordestina, não apenas pela oferta de produtos, mas principalmente pela proposta de protocolos de higienização. “É um segmento que está alavancando as vendas na região”.

Outro diferencial da Harus são as parcerias com grandes marcas, como L’Occitane e O Boticário, que na visão do executivo, agregam valor aos meios de hospedagem. “Hoje, as grandes marcas juntas representam 23% das nossas vendas. É algo muito significativo. Observamos uma mudança de mercado, que está se especializando cada vez mais, mirando atendimento e qualidade”.

Dispensers

Já conhecidos pela hotelaria brasileira, os dispensers são uma tendência que veio para ficar. Com a promessa de economia e sustentabilidade, as embalagens integram o portfólio da Harus com ampla aceitação tanto por redes hoteleiras quanto por empreendimentos independentes.

“O dispenser oferece uma economia de até 45% aos hotéis, além de reduzir o descarte de plásticos no meio ambiente. É uma tendência que veio para ficar na conscientização do setor, mesmo que ainda exista certo estranhamento por uma parcela da hotelaria”, diz o diretor durante a HFN.

O executivo dá o exemplo de um cliente que descartava cerca de oito toneladas de plástico por ano no meio ambiente. Com a adoção dos dispensers, esse número caiu para 3,8 toneladas. “Com o refil dos dispensers, que é o nosso grande lançamento, esse resultado deve ter uma queda para 500 quilos por ano”.

O diretor da Harus pontua que, quando o assunto é ecologia, muitas empresas ainda expressam dúvidas. Todavia, quando os benefícios financeiros são apresentados, o cenário muda. “A ficha cai e o bolso fala mais alto”.

Para 2023, a expectativa da Harus é de crescimento de faturamento de dois dígitos frente ao ano passado. Em outubro, a empresa bateu recorde histórico de vendas para o mês. “Foi 29% acima da média de vendas dos outros meses. Em 2023, ficaremos três pontos percentuais acima do orçado”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News