Dar voz ao setor hoteleiro em todas as suas nuances faz parte do DNA do Hotelier News. De grandes redes hoteleiras a hotéis independentes e fornecedores, nossa missão é abastecer o mercado de informações relevantes, promovendo integração entre os múltiplos players que compõem o ecossistema de hospitalidade. Assim, nasce o Hotel Solution TV — voltado para empresas que oferecem soluções aos empreendimentos. Para dar o pontapé inicial e começar com chave de ouro, a Harus apresenta sua história, seus produtos e serviços, com a expertise de 26 anos de atuação no segmento de fabricação de amenities.

Velha conhecida dos hotéis, a história da empresa fundada por Luiz Roberto Magrin Filho começou em Franca (SP), quando o executivo assumiu a gestão de dois motéis da família. No início, Beto — como é conhecido pelo mercado — adquiriu uma pequena fábrica de sabonetes para atender ao segmento moteleiro. Aos poucos, novas demandas foram chegando e outros produtos passaram a compor o portfólio da produção.

“Começamos com os sabonetes, mas logo houve demanda por shampoos e condicionadores. Em um primeiro momento, passamos a comprar para revender. Até que conheci a Vanessa, sócia da empresa, que é química. Então, passamos a produzir nossos próprios produtos”, relembra o fundador.

Com o crescimento da fabricante, outros processos foram implementados no decorrer do tempo. Em abril de 1996, a Harus foi fundada e, desde então, vem ganhando espaço no mercado de meios de hospedagens. “A menina dos olhos sempre será a hotelaria. A pandemia abriu novas portas pela necessidade de procurar novos mercados e hoje temos parcerias com a Droga Raia e Sam’s Club, além de uma grande rede de supermercados para a produção de marcas próprias”, revela Beto.

Personalização e parcerias

Um dos grandes trunfos da Harus são as parcerias com marcas renomadas do setor de cosméticos, como O Boticário e L’Occitane. Contudo, 84% dos clientes da fabricante buscam por amenities personalizados. A empresa também busca inovar com linhas próprias, como a de produtos veganos, lançada na Equipotel de 2021 — atualmente um best-seller em vendas.

“Nossas linhas não possuem parabenos e os produtos veganos são fabricados sem componentes químicos, apenas com extratos naturais ativos na formulação”, salienta o executivo, que afirma que a Harus produz, mensalmente, cerca de 35 milhões de itens apenas para o mercado hoteleiro.

Além dos amenities, a empresa também fornece produtos de cama e banho, equipamentos eletrônicos e food service — este último representando 25% do faturamento total. O portfólio é fruto de parcerias com marcas consolidadas nos segmentos citados.

Outra preocupação da fabricante é a sustentabilidade de seus produtos. Além de oferecer a opção de dispensers, a Harus também atua com embalagens ecológicas e sustentáveis, com pet e papéis reciclados

Distribuição

Com 16 mil clientes ativos entre hotéis, motéis, pousadas e hospitais, a Harus conta com uma distribuição robusta, com cobertura em todo o território nacional e Mercosul. Até o momento, a fabricante possui distribuidoras em São Luís, Fortaleza, Porto Seguro, Brasília, Goiânia, Caldas Novas e Recife, além de um centro de distribuição em Maceió – que atende as regiões Norte e Nordeste — e uma filial em Assunção, no Paraguai.

Em localidades onde a Harus não possui distribuição própria, os produtos chegam por meio de parceiros, como é o caso de Porto Alegre, Curitiba, Belém e Manaus. “No território nacional, de cada 10 hotéis, sete nós atendemos. Estamos presentes nas principais redes hoteleiras, que representam 10% do mercado brasileiro e em hotéis independentes”, salienta Beto.

Em 2021, a empresa abriu as portas de sua nova fábrica em Franca, com 20 mil metros quadrados (m²). O prédio foi construído da necessidade de centralizar processos, facilitando a logística e o acesso de funcionários.

“A Harus possui 383 funcionários diretos, mas durante a pandemia chegamos a 490. Se contarmos os colaboradores indiretos nos centros de distribuição, o número chega a 900”, pontua o executivo. “Com a nova fábrica, atuando oito horas por dia, cinco dias por semana, temos a capacidade de aumentar nossa produção em 60% sem abrir novos turnos”, acrescenta.

Para saber mais sobre a história e os produtos da Harus, confira o vídeo abaixo do Hotel Solution TV:

 

(*) Crédito das imagens: Peter Kutuchian/Hotelier News