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O turismo brasileiro vivenciou seu segundo ano seguido de crescimento após a pandemia. De acordo com dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), estima-se crescimento de 7,3% nas atividades do setor no último ano. Estimulada pelos resultados positivos, a Harus registrou alta de 14% no faturamento, o dobro da média no segmento. Para este ano, a companhia de amenities aposta em novas soluções e internacionalização para crescer 30%.

“Para além do bom desempenho do turismo, tivemos adoção pelo mercado de novidades lançadas nos últimos 18 meses, com destaque para produtos da linha Alma Brasil e de parcerias consagradas”, diz Luiz Roberto Magrin Filho, diretor-geral da Harus, sobre o crescimento no último ano. Em 2023, a empresa também anunciou a união com novas marcas, como Jacques Janine e Costa Brazil, visando incrementar o portfólio disponível a seus mais de 16 mil clientes no Brasil e nas Américas.

Além disso, ao longo do ano, a empresa lançou a Harus HQS (Higiene, Qualidade e Segurança), que oferece aos estabelecimentos um protocolo de higienização, em parceria com Carla Guerra, especialista em desinfecção e higienização na hospitalidade, agora consultora técnica da companhia.

Expectativas para 2024

Novas soluções para hospitalidade, aliadas aos planos de internacionalização, devem consolidar a previsão de aumento da receita da Harus neste ano, segundo Magrin Filho. “Atingimos uma maturidade no segmento de amenities, e todo investimento que fizemos em Pesquisa e Desenvolvimento, e em infraestrutura nos permite avançar para outros mercados. Tudo isso sem deixar de entregar com excelência o que há de melhor para a hospitalidade”, afirma.

Entre as novidades para 2024, também estão novas parcerias no segmento de amenities e também de Alimentos & Bebidas – neste último, com a marca Harus Food. o ingresso no varejo, com vendas diretas o consumidor final dos produtos favoritos dos hóspedes e estabelecimentos nacionais também é uma iniciativa que está prevista para este ano.

Outra aposta para crescimento de receita é a terceirização do parque fabril. Hoje, por exemplo, a Harus produz os rótulos de uma rede de atacarejo e outra de drogarias, além de ser responsável pela terceirização dos produtos L’Occitane e O Boticário para o setor hoteleiro. A estimativa é de que, até 2028, 50% da receita da marca seja oriunda da produção de itens de beleza para supermercados e farmácias.

“Temos notado ainda um aumento no interesse e demanda por nossos produtos fora do território nacional e, por isso, queremos investir também na ampliação de nossa presença internacional neste ano”, afirma Luís Fernando Gomes, diretor Comercial da Harus. A empresa já possui um centro de distribuição em Assunção, no Paraguai, por meio do qual pode elevar suas vendas para países vizinhos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Harus