Desde que a COP 30 (Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) foi anunciada em Belém, uma verdadeira corrida começou. Sem estrutura hoteleira suficiente para abrigar cerca de 70 mil visitantes, a capital paraense passou a buscar alternativas para suprir sua falta de leitos. E a mais recente delas foi uma parceria com o Airbnb, segundo informado pela Agência Pará.

Marcada para acontecer em novembro de 2025, a COP 30 apontou que Belém precisaria, ao menos, quadruplicar sua oferta de hospedagem. E ontem (20), o governo do Pará fechou um acordo com a plataforma de acomodações visando ampliar seus leitos.

“O paraense tem por natureza bem receber, ser um povo acolhedor. E com as qualidades trazidas dos serviços prestados pelo Airbnb certamente nós impulsionaremos esta vocação no nosso estado e permitiremos com que, através da hospitalidade de imóveis privados, nós possamos habilitar um importante número de leitos que estarão compondo as demandas da COP”, ressaltou o governador Helder Barbalho, que compareceu ao evento acompanhado da vice-governadora Hana Ghassan.

Barbalho destacou que a COP 30 vai deixar um grande legado para a cidade, como modernização da hotelaria, oportunidade de negócios e geração de renda extra para a população. “Esta parceria tem o objetivo de deixar legado ao envolver a comunidade local. Muitos paraenses estão dispostos a colocar os seus imóveis e prestar o serviço de acolhimento para os turistas e pessoas que estejam vindo ao nosso estado”, acrescentou.

Outra solução considerada pelo governo é a utilização de transatlânticos como meios de hospedagem para o evento da ONU, com a construção de um terminal hidroviário para abrigar as embarcações.

“Por isso, estamos buscando soluções, desde investimentos para requalificação, para reformular as operações atuais da rede hoteleira, estimular novas operações para ampliar as ofertas de quarto e identificar os perfis da demanda hoteleira, seja em Belém ou no raio de 50 quilômetros por meio rodoviário ou até 30 minutos por meio aeroviário”, disse o governador.

Qualificação

Além da estrutura, outra preocupação é com a qualidade do atendimento. Barbalho destacou que os interessados em receber visitantes serão orientados. “A partir desta iniciativa, nós teremos a qualificação das pessoas para bem receber nas suas casas, para estarem aptas a credenciar os seus imóveis”, explicou.

O governador informou ainda que o estado segue em diálogo com outros fornecedores na área de serviços online e comunitário, para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações e meios de hospedagem. “Estamos em diálogo com outras plataformas, que envolvem desde o mecanismo de leitos particulares a plataformas que envolvem leitos de rede de hotéis, motéis e serviços diversos de hospedagem”, completou.

Presente no evento, Flávia Marques Matos, diretora de Políticas Públicas e Assuntos Governamentais do Airbnb na América Latina, ponderou que o desafio da plataforma é tornar o serviço mais conhecido para a população paraense, com a oportunidade de geração de renda extra.

“É essa possibilidade que a gente gostaria de oferecer. A gente quer familiarizar, e vamos fazer esforços de comunicação. Toda a população tem a possibilidade de ofertar as suas residências, as suas acomodações, para poder fazer parte e ser impactada direta e economicamente”, frisou Flávia.

“Para a gente é uma honra enorme fazer parte desse momento histórico do estado do Pará e da cidade de Belém. O mais importante agora é a gente familiarizar a população de Belém com a nossa plataforma. Tem uma necessidade de comunicação, uma necessidade de conscientização, do tanto que as pessoas podem se beneficiar economicamente. O empoderamento econômico é um dos pilares do acordo que a gente está assinando com o Estado”, ressaltou a diretora.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Agência Pará