A missão de receber a COP30 foi recebida com entusiasmo, mas também expôs pontos sensíveis para o turismo de Belém. A conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) levará cerca de 50 mil visitantes ao destino paraense em 2025, mas a rede hoteleira da cidade está longe de ter a capacidade necessária para receber esse volume de pessoas de fora.

Atualmente, Belém conta com 12.115 leitos de hotel em todas as categorias, distribuídos em 5.712 quartos, de acordo com dados da ABIH-PA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Pará). Esse número considera diferentes tipos de meios de hospedagens, como hostels e empreendimentos localizados em áreas distantes da cidade.

Para receber os visitantes da COP30, a capital paraense precisaria, ao menos, quadruplicar sua oferta. Após o anúncio do evento, o governo do estado iniciou sua procura por soluções, como a possibilidade de alugar transatlânticos como meios de hospedagens flutuantes.

Em entrevista ao Poder360, Toni Santiago, presidente da ABIH-PA, afirmou que a expectativa de visitantes é baseada nas edições anteriores da conferência, além de avaliar que não existe tempo hábil para expandir a rede hoteleira do destino até 2025. “Não temos tempo para isso. Entre o terreno e a construção de um hotel precisa de mais de dois anos”.

Possíveis soluções

Hana Tuma, vice-governadora do Pará, destacou em entrevista ao Poder360 que a questão hoteleira é um dos pontos de discussão do Comitê da COP30, criado pelo governador Helder Barbalho.

“O governo do estado busca a experiência de outros grandes eventos já realizados, como a Copa do Mundo, Olimpíadas e Jornada Mundial da Juventude. Além disso, o governo também estuda a realização das últimas COPs, para entender como as cidades-sedes encontraram soluções para o tema hotelaria”, explicou Hana.

Santiago declarou que o governo, a prefeitura de Belém e representantes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) devem se reunir no dia 7 de agosto para debater uma possível linha de crédito para expansão da rede hoteleira e da infraestrutura turística da cidade.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Agência Pará