A vitrine mais importante da hotelaria deu importantes explicações sobre seu mecanismo de pesquisa. O Google revelou como seu buscador descobre e rastreia páginas na internet em uma nova série de vídeos educacionais. A gigante de tecnologia forneceu uma visão aprofundada de aspectos técnicos de seu robô que gera os resultados para o usuário final.

Gary Illyes, analista do Google, descreve as etapas que o Googlebot executa para encontrar conteúdo novo e atualizado nos trilhões de páginas da Internet e torná-los pesquisáveis ​​no buscador.

“A maioria dos novos URLs que o Google descobre são de outras páginas conhecidas que o buscador rastreou anteriormente. Você pode pensar em um site de notícias com páginas de categorias diferentes que levam a artigos de notícias individuais. O Google pode descobrir a maioria dos artigos publicados revisitando a página Categoria de vez em quando e extraindo as URLs”, disse o analista, segundo divulgado pelo Search Engine Journal.

Como o Googlebot rastreia a web

O Googlebot começa seguindo links de páginas da web conhecidas para descobrir novas URLs, um processo chamado descoberta de URL. Ele evita sobrecarregar os sites, rastreando cada um deles em uma velocidade única e personalizada com base nos tempos de resposta do servidor e na qualidade do conteúdo.

O robô renderiza páginas usando uma versão atual do navegador Chrome para executar qualquer JavaScript e exibir corretamente o conteúdo dinâmico carregado por scripts. Ele também rastreia apenas páginas disponíveis publicamente, não aquelas por trás de logins.

Aqui estão algumas táticas adicionais para tornar seu site mais rastreável:

  • Evite o esgotamento do orçamento de rastreamentos: sites que são atualizados com frequência podem sobrecarregar o orçamento de rastreamento do Googlebot, impedindo a descoberta de novos conteúdos. A configuração cuidadosa do CMS e as tags rel= “next” / rel= “prev” podem ajudar.
  • Implemente bons links internos: links para novos conteúdos de categorias e páginas centrais permitem que o Googlebot descubra novos URLs. Uma estrutura de links internos eficaz auxilia na rastreabilidade.
  • Certifique-se de que as páginas carreguem rapidamente: sites que respondem lentamente às buscas do Googlebot podem ter sua taxa de rastreamento reduzida. A otimização do desempenho das páginas pode permitir um rastreamento mais rápido.
  • Elimine erros soft 404 : acorreção de erros soft 404 causados ​​por configurações incorretas do CMS garante que as URLs levem a páginas válidas, melhorando o sucesso do rastreamento.
  • Considere ajustes no robots.txt: um robots.txt restrito pode bloquear páginas úteis. Uma auditoria de SEO pode revelar restrições que podem ser removidas com segurança.

Vale lembrar que, para o segmento de viagens, o buscador oferece uma série de ferramentas dedicadas, como o Google Travel e o Google Voos. Para alavancar as receitas das empresas, a gigante do Vale do Silício ainda conta com links gratuitos, que sofreram alterações no pós-pandemia.

Antes, os links do Google Travel eram pagos. Agora, existem opções orgânicas dentro do módulo de compra, além de anúncios.

(*) Crédito da foto: Pixabay