Em 2020, quando o mundo fechava suas portas, portos e pistas de aterrissagem, os hotéis também lutavam para sobreviver. No início da pandemia, o Google afirmou que queria “ajudar os parceiros de anúncios hoteleiros a minimizar os riscos enquanto impulsionavam reservas futuras de maneira responsável”. Para isso, a gigante digital flexibilizou o pagamento de anúncios, que poderia ser realizado após a estada do hóspede que reservou através do mecanismo de busca.

Agora, quase quatro anos depois do caos e com o turismo internacional se aproximando dos níveis pré-pandêmicos, o Google anunciou que, em 31 de outubro de 2024, encerrará a possibilidade de comissões por estada, informa o Phocuswire. Além do pagamento tardio, a empresa pretende aposentar a possibilidade de comissões por conversão, que foi criada em 2018 e também auxiliou hoteleiros ao longo da pandemia.

Em um post no blog anunciando a notícia, Michael Trauttmansdorff, diretor de Gerenciamento de Produtos para Anúncios de Viagens do Google, escreveu: “Durante a pandemia, a indústria de viagens enfrentou desafios significativos, e criamos soluções para ajudar os anunciantes a navegar pelo período de profunda incerteza econômica. À medida que as necessidades dos viajantes e dos anunciantes mudam com o crescimento da indústria e as inovações tecnológicas, estamos evoluindo para garantir que as empresas estejam à frente dessas mudanças”.

O post continua explicando que as mudanças são necessárias porque o Google está se preparando para eliminar cookies de terceiros ainda este ano, e ambas as soluções requerem cookies e informações específicas sobre a estada, para determinar quando um cliente se hospedou em uma propriedade. “Precisamos fazer a transição para estratégias mais duráveis para ajudar a expandir seus negócios”, escreveu Trauttmansdorff.

O que fazer agora?

Com essas duas estratégias de campanha prestes a expirar, Trauttmansdorff sugeriu que os hotéis explorem outros dois produtos – o tROAS (Target Return on Ad Spend), para anúncios de hotéis, que continuará sendo atualizado ainda este ano, e o Performance Max para objetivos de viagens, lançado em 2023.

“Agora estamos expandindo as soluções para incluir campanhas hoteleiras com tROAS em todo o inventário do Performance Max. Alimentado pela inteligência artificial do Google, seu negócio tem uma maior oportunidade de esticar seu orçamento e alcançar seus objetivos de desempenho”, escreveu o executivo.

“Uma estratégia de lances ancorada em [inteligência artificial] tornará mais fácil para você comercializar na velocidade dos consumidores. E em um ambiente de privacidade em constante evolução, isso o deixará um passo mais perto de atender às expectativas das pessoas e multiplicar seus resultados”, finalizou.

(*) Crédito da foto: Pixabay