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O serviço de hospitalidade é, de forma resumida, composto por atendimento, vendas e infraestrutura. Nesse último ponto, uma boa gestão patrimonial costuma ter reflexos diretos nos resultados, uma vez que um produto bem conservado oferece melhores experiências aos hóspedes, ajudando na atração e fidelização do mesmo.

Durante a pandemia, alguns empreendimentos sentiram a relevância do cuidado com o ativo imobiliário, aproveitando o período de fechamento para investir em reformas, modernizações e manutenções. Contudo, atuar de forma preventiva segue sendo a melhor estratégia para manter o hotel em perfeito funcionamento, sem imprevistos que possam afetar a estada e, consequentemente, gerar avaliações negativas nas plataformas online.

“O conforto sentido pelo hóspede passa diretamente pelo bom estado da estrutura da edificação. O bom funcionamento de elevadores, ar condicionado, chuveiros, ambientes bem pintados e limpos, além da geração de energia para atender a 100% das necessidades em caso de falta de eletricidade, são elementos essenciais para uma boa experiência”, salienta Felipe Bugarim, diretor de Patrimônio da bUP Hotels.

Engenheiro civil com mais de 20 anos de formação, Bugarim foi responsável pela construção de 12 hotéis ao longo da carreira, totalizando 2,4 mil acomodações e mais de 115 mil metros quadrados de área construída. Entre todos os pontos de atenção de gestão patrimonial, o profissional destaca os itens de segurança como prioritários.

“Apesar de todos os itens de conforto, os que mais recebem nossa atenção são os itens de segurança. A ideia é auxiliar os gerentes e seu time a manter sempre o hotel em bom funcionamento e com a manutenção periódica necessária”, acrescenta Bugarim.

Felipe Bugarim

Segurança é prioridade, diz Bugarim

Prevenção como melhor estratégia

Muito além da experiência e segurança, uma boa gestão patrimonial passa também por benefícios financeiros. Afinal, nenhum investidor gosta de despesas não planejadas. “O acompanhamento próximo de uma equipe experiente é de suma importância para antecipar eventuais problemas futuros, diminuindo a insatisfação dos clientes, mas também pensando nos resultados financeiros”, pontua o executivo da bUP Hotels.

Para evitar possíveis surpresas, a operadora atua de forma preventiva, com rotinas diárias e semanais de acompanhamento de sistemas para diagnósticos de eventuais problemas estruturais. “Sabemos que ações preventivas, na esmagadora maioria das vezes, são muito mais baratas do que ações corretivas”, alerta.

“Por isso, usamos software no qual praticamente 100% de todos nossos ativos estão cadastrados. É por ele que rastreamos os acontecimentos e suas recorrências, gerando dados para tomadas de decisões baseadas em seu histórico, deixando de lado qualquer achismo”, continua Bugarim.

Time multidisciplinar

Com os serviços de gestão patrimonial, a bUP Hotels agrega outros departamentos para dentro do time de manutenção. “Com esse sistema, ganhamos olhos espalhados por todas as unidades capazes de identificar todos os tipos de problemas, gerar ordens de serviço e, consequentemente, termos os problemas resolvidos no menor espaço de tempo possível”, enfatiza Bugarim.

A gestão e manutenção são realizadas por um time composto por gerentes gerais das propriedades, seu coordenador de manutenção, além de técnicos e auxiliares do departamento.

“Também contamos com uma área específica para o desenvolvimento de novos projetos e modernizações de nossos hotéis. Somados aos nossos 20 anos de experiência no setor de construção civil, contamos na equipe com a expertise de um arquiteto, que é quem desenvolve nossos projetos, profissional com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela PUC-Minas”, destaca.

A operadora hoteleira enxerga a gestão patrimonial e de manutenção como uma área estratégica para os hotéis pelo fato de auxiliar os gerentes a tomarem as melhores soluções técnicas e comerciais, sempre partindo da premissa de garantir a segurança de hóspedes e colaboradores.

“Cuidamos do patrimônio como se fosse nosso, até por que é mesmo. Buscamos manter a credibilidade atingida durante todos esses anos de construção, e agora, gestão do patrimônio. Poder passar a tranquilidade aos investidores que os seus bens estão sendo bem cuidados e valorizados ao longo do tempo é, também, uma de nossas principais premissas”, finaliza Bugarim.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/bUP Hotels