No pós-pandemia, a inflação em disparada foi tônica em países centrais e em desenvolvimento como o Brasil. Para a indústria de turismo, a ponta do iceberg foram as altas nos preços de alimentos e dos combustíveis – com o segundo impactando diretamente as passagens aéreas. Em meio a esse cenário, como os hotéis devem agir?

Custo da mão de obra, aumento dos preços de energia, problemas na cadeia de suprimentos, custo da dívida e incertezas que dificultam a realização do orçamento para o próximo ano estão atualmente na lista de preocupações da maioria dos gestores financeiros de hotéis independentes e operadoras hoteleiras.

Thomas Emanuel, diretor sênior da STR Global, lembra que os níveis de ocupação estão altos na Europa, por exemplo, com índices próximos a 95% dos patamares pré-pandemia. No entanto, ele destaca que ainda há desafios à frente. “Ainda precisamos que a demanda do grupo volte com mais força, embora a lacuna entre reservas de lazer e corporativas esteja começando a diminuir”, observa. Identificou-se, gestor de hotéis urbanos no Brasil?

Inflação

Russel Kett, presidente da HVS London, destaca que a inflação é um componente que deve ser avaliado com atenção nos orçamentos para 2023, como abordado no Hotel Trends: Budget 2023. Isso porque a alta nos preços afeta consideravelmente os custos da cadeia de suprimentos e a rentabilidade do hotel, bem como o refinanciamento de dívidas e até mesmo negócios de M&As (Fusões e Aquisições) no setor.

“O mundo mudou fundamentalmente para aqueles que refinanciaram o pré-covid”, acrescenta James Salford, da Bird & Bird. “Estamos começando a ver pessoas refinanciando negócios, mas o custo da dívida será claramente um grande desafio”, acrescenta.

Kett e Salford também acreditam que manter próximos os credores existentes é vital. “Controle de custos é muito importante neste momento. Outra coisa é tentar manter os credores próximos, com uma forte comunicação, para engajá-los. Em suma, controle o que você pode controlar”, aconselha Aiden McAuley, vice-presidente sênior de Managed Hotels Northern Europe da Accor.

Em relação ao aumento do custo da energia, McAuley enfatizou a importância de acertar no básico, como luzes com eficiência energética, zonas que podem ser desligadas automaticamente e garantir que todos os sistemas de gerenciamento de negócios estejam funcionando corretamente.

Todos essas dicas e ensinamentos foram discutidos durante o seminário Gestão e financiamento de hotéis em períodos de alta na inflação, que teve cobertura da Hospitality Net. Promovido pela HVS, em parceria com a Bird & Bird, a EP in Hospitality e a AlixPartners, o encontro foi realizado na semana passada, em Londres.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News