Após passar por Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o Four Seasons finalizou sua temporada de roadshows pelo Brasil em São Paulo. Em um encontro com o trade turístico paulista, a rede hoteleira de luxo contou com a presença de 18 representantes de propriedades de diferentes países e trouxe um debate de tendências para o mercado hoteleiro.

“Estamos muito animados para o roadshow e com a oportunidade de passar por cidades diferentes. Este ano, chegamos ao Brasil com um número recorde de hotéis participantes, o que demonstra a importância do mercado brasileiro”, declara Kostas Christopoulos, diretor regional de Vendas, que supervisiona os escritórios de vendas para a América Latina em São Paulo e Miami. Alguns hotéis vieram ao país pela primeira vez, como o Four Seasons Resort and Residences Anguilla e Four Seasons Hotel One Dalton Street, Boston. Vale lembrar que a empresa lançou recentemente uma plataforma criativa de marca, que destaca experiências de luxo.

No comando do evento, Daniela Pescio, diretora de Vendas para o Brasil, afirma que encontros presenciais com parceiros refletem nos resultados da empresa. “Nada substitui esse contato. A rede está sempre na vanguarda da inovação e nos últimos anos fizemos muitas reformas e transformações. E estar frente a frente com o cliente é a melhor forma de passar essas informações”.

Ao contrário dos eventos do Rio e Belo Horizonte, o roadshow da capital paulista trouxe um bate-papo com Andrea Janér — CEO da Oxygen — empresa de comunicação. “Optamos por trazer um conteúdo diferente para além das apresentações dos hotéis. Wellness, tecnologia e sustentabilidade são tendências que estão acontecendo”, salienta Daniela.

Em sua fala, Andrea destacou padrões de consumo do segmento de luxo, principalmente entre gerações mais novas, entre 15 e 27 anos. A CEO da Oxygen ainda pontuou a importância da sustentabilidade neste novo momento do mercado e exaltou o bem-estar como uma parcela de peso na experiência do cliente.

“Eles estão mais interessados em gastar com produtos e experiências de alto padrão, valorizam o uso da tecnologia como parte da vivência, além de se preocuparem com a sustentabilidade e economia circular”, avalia Andrea.

Christopoulos enfatizou a importância dos destinos na experiência hoteleira, além de destacar que os hotéis precisam estar atentos aos dados que permitem a personalização das estadas. “Você entende o consumidor, sua personalidade, desejos, prioridades e estímulos”.

Four Seasons - Daniela Pescio

Daniela esteve à frente do evento

Demanda brasileira

Um dos queridinhos dos brasileiros, o Ritz Lisboa marcou presença no evento. Representado por Guilherme Costa, gerente geral, o empreendimento tem como principais mercados emissores os EUA e o Brasil.

“Sempre tivemos atenções voltadas para o Brasil, assim como Lisboa como um todo. Temos a vantagem de ser a capital mais barata da Europa, onde o dinheiro vale mais do que em qualquer outro lugar. Entretanto, a troca de governo e as incertezas econômicas ainda estão freando o retorno massivo dos brasileiros”, explica Costa.

De acordo com o gerente, 2022 foi acima do esperado e afirma que o hotel tem boas expectativas para 2023. “Houve uma explosão de viagens no ano passado e esperamos que esse ritmo continue”.

À frente da gerência de Vendas dos três hotéis da rede na Itália, Luis Valente revela que os brasileiros representam cerca de 6% da demanda das propriedades. Após um 2022 de ótimos resultados, com indicadores que dobraram os níveis de 2019, os empreendimentos já estão recebendo reservas para o verão europeu.

“Estamos observando a procura para junho, julho e agosto. A Itália é um destino muito visitado pelos brasileiros, com Milão sendo um dos destinos favoritos por sua tradição na moda. Já o hotel de Taormina ganhou notoriedade com a série White Lotus — que foi filmada nas dependências do San Domenico Palace”, explica Valente.

guilherme costa

Costa gerencia hotel em Lisboa

Hotéis participantes do roadshow

Four Seasons Resort and Residences Anguillao

Four Seasons Resort Bali at Sayan

Four Seasons Resort Bali at Jimbaran Bay

Four Seasons Hotel Bogotá

Four Seasons Hotel Casa Medina Bogotá

Four Seasons Hotel One Dalton Street, Boston

Four Seasons Resort Bora Bora

Four Seasons Hotel Buenos Aires

Four Seasons Hotel Cairo at Nile Plaza

Four Seasons Hotel Des Bergues Geneva

Four Seasons Hotel Firenze

Four Seasons Hotel George V, Paris

Four Seasons Hotel Miami

Four Seasons Hotel The Surf Club, Miami Beach

Four Seasons Hotel Milano

Four Seasons Hotel New York Downtown

Ritz Lisbon

San Domenico Palace, Taormina

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News