*De Olinda, Pernambuco 

Por Marília Gilka Oliveira, especialmente para o Hotelier News

FHAN: driblando os custos na hotelaria independente

Abrindo o segundo dia de palestras do FHAN (Fórum de Hospedagem e Alimentação 2023) no Centro de Convenções de Pernambuco, o primeiro tema abordado foi Hotelaria independente: como driblar os desafios dos custos. Participaram do painel Gilvan Santos, head na Doutor Hotel, e Louiz Viana, gerente corporativo de Controles e Custos da rede Pontes Hotéis & Resorts. A mediação ficou a cargo de Vinicius Medeiros, editor-chefe do Hotelier News.

“Os principais desafios para manter a rentabilidade atual giram em torno da dificuldade de reter talentos, dos custos de manutenção dos empreendimentos e do aumento da inflação incidindo nos insumos diretos”, afirma Viana.

“É preciso olhar com cuidado os dados internos, ter planejamento e se aprofundar nas despesas mensais, sempre atento às possibilidades de negociações”, comenta Santos. “E cada hotel possui suas peculiaridades, por isso é necessário fazer uma análise individual”, completa.

Perspectivas

Sobre as perspectivas para o ano que vem, Viana analisa: “Os resultados para 2024 dependem da gestão orçamentária e dos custos. É preciso mergulhar em questões como fazer uma projeção futura, avaliar a maximização dos cardápios e o controle de almoxarifado, além de manter o monitoramento da receita que vai entrar e as perspectivas futuras, levando em consideração os públicos dos diferentes canais de venda”, destaca.

Especificamente para os hoteleiros independentes, Santos faz um alerta durante sua fala na FHAN. “Os gerentes gerais precisam estar atentos diariamente aos indicadores principais dos hotéis. A partir desses dados, é possível solucionar empecilhos e otimizar os custos”, explica.

FHAN - Hotelaria_Independente

Palestra discute desafios da hotelaria independente

 

Segundo Viana, uma questão essencial da hotelaria é usar as ferramentas disponíveis no mercado para otimização dos processos. “É necessário ter metas e indicadores para desperdícios, por exemplo, para atuar junto a esse problema”, aconselha.

“Merece destaque, principalmente em se tratando de hotéis urbanos, o percentual de custo por pessoal, atrelado ao aumento de custos de combustível, que implica em incremento para os insumos. Uma das possibilidades para não ter muito prejuízo é observar a sazonalidade de preços do que é comprado. Mas o maior risco para a hotelaria atualmente é a reposição de mão de obra”, destaca.

“Em 35 anos de hotelaria não via um cenário tão complicado para conseguir mão de obra qualificada”, reforça Santos. “É importante ter e aplicar um plano de carreira para evitar essa movimentação de pessoal”, completa.

Sobre a análise de concorrência, ele ainda alerta para os hoteleiros não seguirem a diária quando ela está abaixo do mercado. “Vale mais a pena investir na melhoria do serviço e atendimento e manter a tarifa alta”, finaliza.


Arquitetura como instrumento na hotelaria

Dando continuidade à programação do FHAN (Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste 2023), a segunda palestra da tarde abordou a Arquitetura e o Design como instrumentos para aprimorar seu hotel. O bate-papo contou com a participação de Luciana Raposo, arquiteta especialista em hotelaria, responsável pelo espaço Hotelcor, que apresentou tendências para a arquitetura de hotéis e pousadas inspiradas na natureza, tecnologia e na experiência do hóspede; e Roberto Moreira, analista do Sebrae com expertise em Negócios Digitais.

Iniciando o debate, o executivo definiu livremente a inovação como mudança de processos e serviços. “A experiência do cliente dita o mercado por meio de dados e comportamento de consumo”, comenta. “A cultura da inovação precisa começar com o dono e, a partir daí, seguir com os colaboradores, criando um ambiente colaborativo, processos ágeis e flexíveis, além do foco no cliente, onde o hoteleiro deve ficar atento às jornadas dos hóspedes”, continua.

Arquitetura funcional

Onde a arquitetura se encaixa nesse sistema de inovação? Luciana responde: “A identidade visual, que deve estar intimamente ligada ao empreendimento, buscar criar um layout funcional e abordar a questão da sustentabilidade como base”, conta. “A arquitetura deve reforçar os objetivos e propósitos da empresa, representando o que se quer expressar para o hóspede”, aponta, em sua fala no FHAN.

FHAN - Luciana_Raposo

Luciana fala de importância da arquitetura nos hotéis

Sobre o layout funcional, a arquiteta alerta que “às vezes pequenas soluções podem mudar totalmente a experiência do cliente, tornando a hospedagem mais confortável, como um apoio no banheiro, por exemplo”.

Quanto aos desafios da sustentabilidade, Luciana comenta a pouca exploração da iluminação natural e a destinação de resíduos como pontos a serem observados nos projetos arquitetônicos. “Além disso, é importante pensar na acessibilidade para atender pessoas com necessidades especiais”, alerta.

Outro participante que contribuiu para o bate-papo foi Daniel Pernambucano, CEO da Verdiera Sustentabilidade, que falou sobre como a questão de resíduos pode agregar valor ao negócio. Alertando para a divisão dos resíduos como orgânico, reciclável e rejeito, o especialista destacou a importância do tratamento, além do descarte correto. “A compostagem reduz em 90% as emissões de gases no meio ambiente”, conclui.


Gastronomia como atrativo

Para encerrar o segundo dia do FHAN (Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste 2023), o tema abordado foi Como atrair clientes para o restaurante do seu hotel, com a participação de Reila Criscia, diretora da Anagrama Comunicação, e mediação de Vinicius Medeiros, editor-chefe do Hotelier News.

Na busca de receitas adicionais para o próximo ano, o segmento de A&B (Alimentos & Bebidas) se torna um grande aliado. “Há um movimento na hotelaria em busca de alternativas para os restaurantes, como o uso de eventos gastronômicos para atrair o público. Com chefs convidados trabalhando com as equipes dos hotéis, há uma troca de conhecimentos muito interessante, e o uso de alimentos locais acaba fazendo a economia circular”, comenta Reila.

FHAN - Painel_gastronomia

Bate-papo elenca as melhores práticas do A&B para a hotelaria

 

Medeiros destaca que, além de oferecer boa gastronomia, é preciso comunicar. “Criar um conceito, montar uma boa equipe e um menu rentável são essenciais. O sucesso do restaurante está principalmente na escolha inteligente do cardápio”, acrescenta a diretora da Anagrama.

Agregando valor para o A&B

Como dica prática, a especialista ressalta a relevância de envolver a região onde o empreendimento está localizado, valorizando os diferenciais oferecidos. “Incorporar a história dos donos nesse conceito, as raízes genuínas, sempre envolvendo a cultura e o potencial local”, afirma.

Estimular o consumo por meio da equipe de recepção, ter um menu com atrativos diferenciados que resulte na procura, inclusive do público local, é um dos conselhos da consultora. Valorização da cozinha regional e o uso da tecnologia e das redes sociais como uma vitrine para o negócio são outras ferramentas apontadas.

Reila reforça ainda o papel da liderança no sucesso do restaurante. “Você só engaja o seu funcionário se acreditar no seu negócio”, aponta. “O primeiro passo é entender a sua capacidade, o que há para oferecer, e seguir esse propósito com afinco”, relata.

“Quando a ideia é boa, ela gera patrocínio de grandes empresas que podem ajudar a desenvolver o projeto”, aconselha. “Observar o cliente e proporcionar um atendimento diferenciado, usando a hospitalidade como aliada, faz o cliente ser cativado”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News