O Índice de Confiança do Consumidor iniciou 2021 no menor nível em sete meses após encerrar 2020 em queda. Em fevereiro, o cenário voltou a mudar. Segundo dados da FGV (Fundação Getulio Vargas), o indicador subiu 2,2 pontos frente a janeiro, sendo esta a primeira alta depois de quatro declínios consecutivos. As informações foram divulgadas pela Agência Brasil.

Com a alta, o indicador chegou a 78 pontos, em uma escala que vai de zero a 200. De acordo com Viviane Seda Bittencourt, pesquisadora da FGV, a melhoria da confiança em fevereiro pode estar ligada ao início da campanha de vacinação e a possibilidade de pagamento de novas parcelas do auxílio emergencial.

“Os níveis de confiança, no entanto, continuam baixos e a sustentação de uma tendência de alta dependerá de fatores como a velocidade da vacinação, da evolução dos números da pandemia no Brasil e, principalmente, da recuperação do mercado de trabalho, algo difícil no primeiro semestre de 2021, considerando-se a grande dificuldade que será novamente enfrentada pelas empresas do setor de serviços, segmento que mais emprega no país”.

FGV: outros indicadores

A alta da confiança do consumidor foi puxada pelo Índice de Expectativas, que mede o otimismo em relação ao futuro e que subiu 2,7 pontos, para 84,8 pontos. O Índice de Situação Atual, que mede a confiança no presente, aumentou 1,4 ponto e chegou a 69,5 pontos.

A confiança entre aqueles na faixa de renda mais baixa, que ganham até R$ 2.100 reais por mês, que se beneficiarão do programa de transferência de renda renovado, que provavelmente será lançado em breve, aumentou 5,8 pontos para 75,3.

(*) Crédito da foto: Amanda Perobelli/Reuters