Presente na maioria dos lares brasileiros, a feijoada é um dos pratos queridinhos da culinária brasileira. Reconhecida internacionalmente, a receita é um dos símbolos do país. Mas e nos hotéis? Ela tem espaço? Inserir a feijoada no cardápio realmente eleva a experiência de A&B (Alimentos & Bebidas) e gera lucro? Bom, vamos descobrir.

Em entrevista ao Hotelier News, Marcelo Traldi, que atua como consultor hoteleiro, pontuou que a iniciativa precisa ser bem desenvolvida para garantir resultados positivos. “A feijoada é rotineira no dia a dia do brasileiro. Você sabe que às quartas-feiras, os restaurantes vão servir o prato. Aos sábados também, com ainda mais demanda”, explica.

“Para quem não é brasileiro, a feijoada faz parte do imaginário, se tornando um elemento muito marcante do ponto de vista do atrativo cultural. Sendo assim, é interessante porque gera fluxo nos pontos de venda e faz com que os hóspedes possam conhecer o produto”, acrescenta.

Complementando o raciocínio, Jessica Furumoto, gerente de A&B do Grand Hyatt São Paulo, reforça a importância da ação e pontua que é uma excelente estratégia para atrair novos públicos. “Inserindo a feijoada no buffet, quebramos aquele preconceito de que o hotel é só para hóspedes e deixa outros públicos mais à vontade para conhecer a gastronomia do empreendimento”, explica.

Antônia Mota - Hotel_Nacional

Antônia: ação reforça “brasilidade” e atrai público

Partindo para o mercado carioca, Antônia Mota, que comanda o A&B do Hotel Nacional, destaca que o prato combina com a atmosfera do empreendimento e eleva consideravelmente a experiência dos hóspedes.

“O turista, principalmente o estrangeiro, é um dos grandes apreciadores da receita. O Hotel Nacional tem como objetivo proporcionar as melhores experiências e entende que é importante ter o prato como opção, por se tratar de uma tradição do nosso país”, avalia.

Para a executiva, o grande benefício é fazer com que o hóspede esteja inserido em uma parte da cultura do Rio de Janeiro. Além do buffet, a feijoada também é servida aos sábados, à beira da piscina e de frente para a orla de São Conrado, embalada por uma roda de samba. É uma estratégia extremamente positiva e que ajuda a alavancar, e muito, o nome do hotel”, completa.

Como divulgar e obter lucro?

Em sua fala, Traldi explica que o processo de divulgação da feijoada varia de acordo com o objetivo da ação. “A abordagem e comunicação variam de acordo com o que o empreendimento busca. Uma alternativa interessante é criar uma bonificação de consumo para a visita seguinte, por exemplo. Isso fideliza e gera demanda além da feijoada”, afirma.

Jessica, por sua vez, ressalta que o Grand Hyatt São Paulo aposta nas redes sociais para fazer divulgação. “O fato de ser um prato querido por todos os brasileiros já é uma excelente divulgação. Então, somamos a isso estratégias nas mídias sociais, divulgando promoções e descontos na ação”, diz.

No Hotel Nacional, a estratégia é semelhante à adotada pelo empreendimento paulista, segundo Antônia. “Por se tratar de um evento já tradicional do hotel, utilizamos a força de nossas redes sociais para divulgar com antecedência a feijoada do final de semana seguinte. Quando realizamos em datas especiais, como o Dia Nacional do Samba, também fazemos divulgação em veículos de imprensa de grande alcance”, diz a executiva.

Em relação ao lucro, Traldi explica que uma das melhores estratégias é o escalonamento. “Fazer a feijoada em grandes panelas, em um buffet grande, pode ter um custo muito alto. O que normalmente sugiro é que os hotéis façam escalonamento, começando em panelas maiores e diminuindo gradativamente, fazendo com que a refeição seja oferecida proporcionalmente à quantidade de público, gerando lucro e evitando desperdício”, endossa.

Incluir drinks é interessante?

É exatamente neste ponto que está a unanimidade. Isso porque os três entrevistados afirmaram que é sim uma grande estratégia para garantir o sucesso da ação. “Fazer junções com bebidas típicas é uma excelente alternativa porque aumenta o contato do consumidor com outros produtos de que o hotel dispõe. Por exemplo, ao invés de usar um welcome drink, adotar uma welcome batidinha específica. Isso com certeza aumenta a demanda”, salienta Traldi.

“Na feijoada do Grand Hyatt, está incluso caipirinha à vontade, o que faz com que as pessoas consumam também outras bebidas que não estão inclusas. É uma forma de fazer com que o público conheça o serviço de A&B do hotel como um todo”, complementa Jessica.

Por fim, Antônia diz que a carta de drinks do Hotel Nacional é ampla e especialmente elaborada, com o objetivo de agradar aos mais diferentes gostos. “Acreditamos que essa é uma estratégia que ajuda a fidelizar o público que já frequenta o hotel, podendo atrair novos hóspedes”, finaliza.

(*) Crédito da capa: gylmarkc/Pixabay

(**) Crédito da foto: Arquivo pessoal