Em linha com as tendências de demanda reprimida e revenge travel no pós-pandemia, a maioria dos consumidores cariocas (62,2%) tem interesse em viajar nos próximos seis meses. É o que diz a recente sondagem do IFec RJ (Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises do Rio de Janeiro), da  Fecomércio RJ, que também revela que 48,4% dos turistas pretendem ir para fora do estado, enquanto 34,8% priorizarão destinos fluminenses. Com 624 participantes, a pesquisa também aponta que 51,1% têm o hábito de viajar.

Embora os resultados sejam positivos, vale ressaltar que a pesquisa, que se baseia em uma amostragem pequena, não considera o poder de compra dos entrevistados. É sempre importante ter o pé no chão, em virtude do cenário macroeconômico que segue como um dos principais desafios, não só para o hoteleiro, como para o setor de viagens como um todo.

Outros dados

Os resultados da sondagem também revelam certa mudança de comportamento dos consumidores em relação aos dois primeiros anos de pandemia. Em 2021, por exemplo, 41,7% dos entrevistados priorizavam destinos dentro do estado, enquanto 39,5% não viajaram durante o período.

Quanto às prioridades de modalidades de hospedagem, os hotéis, pousadas e hostels são destaques, com 49,5% da preferência. Esta é seguida pela residência de amigos e familiares, com 19,3%, residência alugada, com 17,3% e residência própria com 13,7%.

A sustentabilidade também é ponto importante na escolha por acomodações, visto que 68,7% consideram a opção de hotéis sustentáveis como diferencial e 56,1% pagariam mais por esse tipo de acomodação. A opinião desses não é infundada, já que 46,1% afirmaram que já se hospedaram em hotéis sustentáveis.

Essa preferência é ainda mais relevante para a qualidade de vida das gerações atuais e futuras, com 71,5% dos entrevistados alegando ser muito ou extremamente importante. Já 29,8% buscam de forma moderada as acomodações sustentáveis. Além disso, 73,7% procuram maior contato com a natureza ao planejar suas viagens e 45,7% alegaram que produtos típicos da região também são fatores importantes na escolha do local de destino.

(*) Crédito da foto: nuno_lopes/Pixabay