Após prorrogar a Fase Emergencial até 11 de abril, o Governo do estado de São Paulo está sob um verdadeira dilema. Sob comando do governador João Doria (PSDB) e orientações do Centro de Contingência da Covid-19, o estado precisa tomar uma decisão difícil: manter a Fase Vermelha após o período atual ou estender, novamente, o regime vigente.

Inicialmente aplicada em 15 de março, a Fase Emergencial é a mais restritiva de todas no Plano SP. Nela, até mesmo serviços essenciais, como a própria hotelaria, sofreram com restrições, principalmente no funcionamento dos bares e restaurantes, que podem atuar somente no modelo delivery até o momento.

Fase vermelha

Gabbardo orienta: fase vermelha deve ser o mínimo neste momento

De acordo com João Gabbardo, coordenador do Centro de Contingência, a situação no estado ainda é crítica e continua a pedir, no mínimo, pela fase vermelha. Em entrevista a TV Globo, repercutida no G1, o profissional de saúde disse que qualquer mudança ainda será avaliada pelos técnicos.

“Depois de seis semanas de alta, São Paulo teve redução no número de novos casos e internações. Infelizmente, continuamos com número elevado de óbitos. Acreditamos que a contagem epidemiológica até o final da semana seja menor, mas ainda é uma fase difícil. Nós ainda estamos passando pela pior fase da pandemia, não tenho dúvidas”, disse à emissora carioca.

A reportagem do Hotelier News procurou a Secretaria Estadual de Saúde, que não confirmou nem descartou a manutenção das medidas. Mesmo assim, a pasta diz que, ainda nesta semana – provavelmente na quarta-feira (7) – o governo estadual dará fim ao assunto, conforme consenso entre os 21 especialistas do Centro de Contingência e Doria.

Fase vermelha: pandemia em SP

Com diminuição de aproximadamente 1 mil pessoas, a Secretaria de Saúde registrou 29,9 mil pessoas internadas no estado de São Paulo. A ocupação das UTIs se mantém alta, com 91% dos leitos sendo utilizados.

Os dados da pasta apontam para 77 mil vidas perdidas em pouco mais de um ano de pandemia, além de cerca de de 2,5 milhões de casos confirmados. Os últimos números registros são até domingo (4).

Fiscalização

Em meio às maiores limitações dentro da Fase Emergencial, um fato presente tem sido a fiscalização do governo paulista a fim de evitar aglomerações. Segundo dados do Portal do Governo, foram mais de 12,5 mil ações de prevenção a situações do tipo durante o feriado da Páscoa.

Em conjunto, Vigilância Sanitária, Procon-SP, Polícia Militar e Polícia Civil realizaram 70 autuações, fechamento de 30 estabelecimentos e flagrantes em três festas clandestinas.

Vacinação

Segundo dados do “Vacinômetro” do governo, 6.655.203 milhões de doses foram aplicadas até às 17h40 de ontem (5). Ao todo, 4.932.358 milhões de pessoas receberam a primeira dose, enquanto 1.722.845 milhões tomaram a segunda do imunizante.

Fase vermelha

Vacinação de policiais militares começou ontem (5)

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Governo de São Paulo