Nos últimos meses, as discussões sobre impactos da IA (Inteligência Artificial) generativa na hotelaria ganharam cada vez mais força. Entre as várias análises feitas sobre o assunto, uma delas é: como o recurso reflete no segmento de luxo? Maud Bailly, CEO das marcas Sofitel, MGallery, Sofitel Legend e Emblems, da Accor, falou ao Phocuswire sobre o tema.

Vale lembrar que a divisão de luxo e lifestyle, na qual estão as marcas comandadas pela executiva, registrou receita de US$ 2,4 bilhões em 2023, aumento de 22% frente ao ano anterior. E neste cenário, Maud vê oportunidades para manter elevar o crescimento nos próximos anos. Após a pandemia, segundo ela, os consumidores passaram a “querer fazer parte de algo” e estão dispostos a gastar mais em experiências significativas.

“Nossos hóspedes escolhem nossas marcas para cumprir uma promessa. O período em que você fica em nossos hotéis não é transacional, não é uma mercadoria. Você não está lá para dormir ou saborear ovos mexidos, mas sim para descobrir algo autêntico, de preferência profundamente enraizado localmente, e será diferente em cada destino”, analisa.

Onde a IA entra?

Apesar de haver preocupações na indústria sobre como a IA pode destruir o fator humano na hospitalidade, a executiva da Accor não partilha desse receio. Ela destaca que especialmente no setor de luxo, o digital é um facilitador para que os funcionários criem uma ligação melhorada e mais emocional com os hóspedes dos empreendimentos.

“A IA tem nos permitido retirar pessoas, o nosso pessoal, da parte de trás da casa, libertando-os de tarefas pesadas sem qualquer real para os hóspedes e recolocando-os no centro, onde realmente pertencem pertencem, à frente do hóspede. Faz muito sentido”, diz ela.

“Portanto, estamos trabalhando massivamente por meio da tecnologia e da IA ​​para realmente nos livrarmos dos relatórios e da coleta de dados, melhorar a precisão das nossas previsões, nossa personalização e, então, permitir que nossa equipe esteja realmente onde pertence com os hóspedes”, completa a CEO das marcas de luxo da Accor.

(*) Crédito da foto: Freepik