Imaginava-se que o segmento de eventos seria o último a retomar no pós-pandemia, mas não foi exatamente isso que aconteceu. A partir do segundo trimestre deste ano, o setor voltou com força, demonstrando clara recuperação e criando um panorama de otimismo para 2023. Dentro deste contexto, vale a pena entender o que os players e entidades esperam para o ano que se aproxima.

Em conversa com a reportagem do Hotelier News, Lizete Ribeiro, diretora Comercial do Grupo Tauá de Hotéis, afirmou que tudo aponta para que o mercado esteja plenamente aquecido em 2023, apesar do cenário econômico desafiador. “Neste ano, tivemos 28% de crescimento do faturamento frente a 2019, por conta dos eventos filhos da pandemia, que estavam agendados e não puderam acontecer devido às restrições. Para o ano que vem, serão diversos eventos novos, e por conta disso esperamos avanço de 12% em comparação a esse ano”, explica.

“Além disso, as empresas sentem uma necessidade muito forte de reencontrar seus times. Assim, o budget está com apetite voraz para grandes convenções que, juntamente com os treinamentos, respondem pela maior fatia do nosso share de eventos. Basicamente, já não temos disponibilidade no primeiro trimestre, principalmente no Tauá Atibaia”, completa.

Eventos - Lizete_Ribeiro

Lizete: sentimento de retomada é perceptível no segmento de eventos

 

A executiva ressalta, que essa tendência de crescimento já nos três primeiros meses do ano é explicada pelo fato de que as empresas realizam convenções para preparar os times de vendas, entregas de planejamento e kick offs. “Por outro lado, abril terá muitos feriados, diminuindo a demanda por eventos no segundo trimestre, e retomando o ritmo nos três meses seguintes”, analisa.

Perspectivas e desafios

Raffaele Cecere, CEO do Grupo R1, reforça o otimismo citado por Lizete, ao mesmo tempo em que elenca os desafios que o setor deverá enfrentar em 2023. “Os negócios voltaram com muita força e isso animou o mercado, porém caminhamos até aqui com problemas ainda existentes. A falta de mão de obra qualificada, na minha opinião, será um dos maiores desafios”, ressalta.

“Saímos do zero para uma demanda absurda em pouco tempo, o que fez com que a gestão de pessoas se tornasse um grande problema. Ainda existe uma fragilidade muito grande devido à pandemia. De modo geral, a demanda é alta, mas ainda instável com fornecedores e clientes travando verdadeiras batalhas. Acredito que para 2023 encontraremos um ‘novo normal’, porque o medo precisa se dissipar e as pessoas precisam tomar decisões mais racionais”, conclui.

Rio de Janeiro: panorama

De acordo com levantamento do Rio CVB (Rio Convention & Visitors Bureau), o calendário de 2023 já conta com 108 eventos confirmados, e a previsão é de ampliação deste número, com o Plano de Ação lançado recentemente, segundo Roberta Werner, diretora-executiva da entidade.

“O Plano de Ação do Rio CVB prevê a atração de eventos esportivos e ligados à produção audiovisual, setores nos quais a capital fluminense já tem vocação como destino protagonista. Cerca de 90 eventos esportivos já estão em nosso radar”, explica.

A gestora pontua também que o cronograma para o ano que vem ainda conta com eventos remarcados dos últimos anos, por conta da pandemia de Covid-19. “Por ora, 13 eventos que seriam realizados em 2021 e 2022 já foram remarcados”, acrescenta.

Roberta afirma que, baseado em análises preliminares, a expectativa para 2023 é bastante promissora. “Existe uma sinalização importante de estímulo a novos eventos, que devem ser atraídos por meio de parcerias internacionais, como é o caso do setor audiovisual. Em 2022, ainda não alcançamos o patamar pré-pandemia. Porém, considerando o novo momento da saúde pública, aliado aos investimentos do Rio CVB, no ano que vem devemos retornar ao patamar anterior a 2020”, finaliza.

A iniciativa do Rio CVB, aprovada pelo Conselho Curador da entidade na semana passada, também contempla o fortalecimento da marca Visit Rio, que inicialmente será renovada por uma empresa especializada em rebranding. A próxima etapa será a criação de um portal com serviços completos e informações úteis aos visitantes.

“A marca Visit é utilizada por destinos no mundo todo como referência para os visitantes. A ideia é que ela se torne uma prateleira virtual para expor todos os produtos turísticos da cidade, servindo como objeto de consulta para atrações, passeios e agenda cultural. A plataforma também será um market place, com a possibilidade de efetuar compras de bilhetes e transportes. Iniciamos o trabalho neste ano e a meta é avançar ainda mais em 2023″, afirma Carlos Werneck, presidente-executivo do Rio CVB/Visit Rio.

“O Rio de Janeiro possui um legado olímpico que é subutilizado e merece ser mais explorado. Além disso, somos uma cidade que privilegia a prática de esportes outdoor. Não é à toa que a cidade tenha recebido o prêmio de melhor destino esportivo da América do Sul em 2022, terceiro consecutivo, concedido pelo World Travel Awards. Precisamos explorar cada vez mais esse nicho”, completa.

O Plano também prevê a promoção internacional do Rio, com a inauguração de um escritório comercial em Buenos Aires, que deve começar a funcionar a partir do segundo trimestre de 2023. O objetivo é estreitar laços com os países da América Latina, que concentram importantes mercados emissores para o destino. A continuidade da participação em feiras, roadshows, presstrips e famtours também está no radar da entidade.

(*) Crédito da capa: headway/Pixabay

(**) Crédito da foto: Divulgação/Grupo Tauá de Hotéis