Depois de Salvador em maio, o Roadshow TOTVS Hotelaria 2023 segue no Nordeste este mês, desta vez no Rio Grande do Norte e com direito a rodada dupla. A primeira parada no estado foi na Praia da Pipa, em evento encerrado agora há pouco no Hotel Sun Bay. Amanhã (22), e a vez de Natal sediar o encontro, desta vez no Pontalmar Praia Hotel e com a participação especial de Roland Bonadona, ex-CEO da Accor Brasil e um dos principais consultores do país.

Como nas etapas anteriores do roadshow, um time de especialistas do Hotelier News, Lestbook e TOTVS palestraram para o público, formado por cerca de 30 hoteleiros locais. Nosso editor-chefe Vinicius Medeiros abriu os trabalhos, falando sobre o momento atual e as perspectivas para a hotelaria nacional. “No geral, a hotelaria vive um bom momento, mas o hoteleiro precisa entender que a demanda reprimida que marcou a retomada acabou e, neste contexto, a economia volta a reger o desempenho do setor”, destacou.

Em relação ao cenário futuro, Medeiros destacou que a demanda mostra sinais de arrefecimento para o segundo semestre, muito embora a procura para os feriados prolongados esteja grande. Por isso, ele passou dicas importantes para os hoteleiros presentes.

Digital

Logo na sequência, Phillipe Werneque falou sobre as mudanças provocadas pela tecnologia no mundo. O gerente de Desenvolvimento da TOTVS citou uma palestra que assistiu recentemente em um evento, em que um futurologista falou sobre o caminho tecnológico que a sociedade (e as empresas) vai passar nos próximos anos. Essas etapas incluem:

  • Digitalização: o que ainda não foi, certamente será digitalizado, e esse movimento ganha cada vez mais força nos próximos anos.
  • Automação: o que ainda não foi, certamente será automatizado, e esse movimento acelerará nos próximos anos.
  • Personalização: depois de digitalização, a automação é um passo natural. Com o avanço da tecnologia, não faz mais sentido realizar tarefas repetitivas de forma manual.
  • Descentralização: somos acostumados a centralizar tudo, mas isso vai mudar. E já está acontecendo com o Open Finance, que te permite movimentar, em um único local, dinheiro em diferentes contas pessoais de banco.

Para levar esse contexto para a hotelaria, o gerente de Desenvolvimento da TOTVS mostrou uma imagem “aterradora”. “Isso é uma folha de controle de governança de um resort nacional. Trata-se de uma folha A3, que o empreendimento gasta dinheiro para imprimir em uma gráfica. Será que não poderiam automatizar esse processo? Veja, isso já está disponível”, comentou.

“O mesmo vale para o check-in. Já existe tecnologia disponível no mercado para automatizar esse processo é facilitar a vida do hóspede. Na aviação já é uma realidade”, acrescentou.

Oferta integrada

Muito hoteleiro ainda relaciona mais os recursos gastos em tecnologia como custo do que investimento. Parte dessa sensação pode ter relação com alto valor empenhado para contratar diferentes plataformas tecnológicas. Agora, e se uma empresa lançasse uma oferta integrada de produtos com preço mais justo? Melhor ainda, e se a cobrança viesse a partir do que é obtido com as vendas?

Foi a partir dessas premissas que a TOTVS lançou o modelo Business Performance, em parceria com outras empresas como Letsbook, Tribuzana e RD Station. E foi justamente sobre essa nova oferta integrada que Thaís Abreu, gerente de Desenvolvimento de Negócios da TOTVS, mostrou aos hoteleiros da Praia da Pipa.

Business Performance:

  • TOTVS: Backoffice – Linha CMNET + POS + PMS SaaS + Gestor de Canais by CM Reservas
  • Letsbook: Motor de Reservas + CRM completo + Central de Reservas + Sites e Landings
  • RD Station: automação de marketing
  • Tribuzana: agência marketing focada em hotéis
TOTVS - Werneque_e_Thaís

Werneque e Thaís foram palestrantes do evento

Afora o preço competitivo para contratar várias ferramentas em uma única oferta, a principal vantagem do modelo está no ciclo virtuoso criado. Este, por sua vez, é pautado pela fidelização por meio de canais diretos. “Melhor ainda, somos remunerados a partir das vendas que passam pelo motor de reservas da Letsbook”, explica Thaís.

Hoje, em média, os hotéis pagam 18% de comissões às OTAs. Com o Business Performance, o hoteleiro pode elevar o percentual de venda diretas na propriedade com um custo mais competitivo na comparação com as OTAs.

“Vale destacar que, quanto maior a receita da propriedade, mais baixa é a comissão, e esse percentual pode variar de 4% a 8%. Lembrando que, com nosso pacote integrado de soluções tecnológicas, a tendência é que as vendas diretas aumentem, e esse é o canal com custo mais barato existente para o hoteleiro”, finaliza.

O Hotel Innovation Talk conta com o apoio e patrocínio da Intel.

(*) Crédito das fotos: Hotelier News