Entrada do Costa Brasilis Resort
(foto: arquivo HN/Juliana Bellegard)

Em tempos em que a preservação do meio ambiente soa como condição ao universo empreendedor, o desperdício vira quase um crime empresarial e aspecto estratégico no planejamento de custos e lucros para quem quer que se proponha a prestar serviços. Seguindo essa linha de raciocínio, o baiano Costa Brasilis Resort orientou um conjunto de modificações de atendimento abolindo o sistema all inclusive de alimentação em sua oferta e incluindo práticas como coleta de lixo seletiva, reaproveitamento de águas e produção do próprio adubo.

A justificativa é simples de entender: "Estamos em um destino cercado de belezas naturais e nossa intenção é fazer com que os hóspedes participem e convivam com isso", argumenta Marcia Bitencourt, diretora Comercial da unidade. De acordo com ela, qualquer prática que não condiga com a preservação desse cenário está fora dos planos da administração.

A primeira medida da gestão do resort nesse sentido foi a compra de uma máquina de compostagem, permitindo que o lixo produzido pelo próprio hotel transforme-se em adubo.

Na mesma direção apareceram outras iniciativas de igual impacto como a mudança no sistema de alimentação. Agora os clientes que querem efetuar reservas no resort precisam optar entre três modalidades de serviços. "Oferecemos três opções. O pacote com pensão completa, com as três refeições incluídas na tarifa, o meia pensão com café da manhã apenas, e uma terceira alternativa que oferece duas refeições diárias", explica Marcia.

Desta maneira, além de evitar possíveis desperdícios, os clientes ganham mais liberdade de poder fazer suas refeições em restaurantes locais e conhecer melhor a cultura da região, confome salienta a diretora.

Medidas adotadas e funcionando, um único aspecto ainda percisa de complemento. Segundo a administração do empreendimento, a administração municipal ainda não faz coletas seletivas de lixo. Apesar disso, o resort já separa os diferentes tipos de resíduos e os entrega especificados.

Serviço

costabrasilis.com.br