logo

Ainda estamos no início do segundo semestre, mas o setor hoteleiro já começa a se preparar para a alta temporada de ocupações no final do ano. Com uma maior movimentação de turistas, o período é uma das grandes oportunidades para impulsionar os negócios. Para surfar na onda do verão, a digitalização e a inteligência de dados podem ajudar a garantir uma boa demanda nesta época que pode ser decisiva para o equilíbrio e sucesso dos empreendimentos.

Por mais que seja fundamental, conquistar e atrair hóspedes pode não ser uma tarefa tão fácil, principalmente pela alta competitividade no setor, que segue aquecido no Brasil. A previsão de investimento para hotéis urbanos é de R$ 5,7 bilhões entre 2023 e 2027, com o lançamento de 108 novas unidades, segundo o levantamento Panorama da Hotelaria Brasileira de 2023, realizado pelo FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) e HotelInvest. O número impressiona, e sequer contempla hotéis de lazer.

“Este é o momento ideal para gestores hoteleiros planejarem suas estratégias para o final do ano e avaliarem se seus hotéis estão tecnologicamente preparados para a alta temporada. Afinal, tecnologia e inovação têm cada vez mais mostrado seu valor, contribuindo para o aumento na geração de receita, otimização de tempo e de recursos e, ainda, melhoria na satisfação dos hóspedes. Portanto a hora de agir é hora”, avalia Cláudio Cordeiro, diretor de Produtos de Hotelaria da TOTVS.

Claudio-Cordeiro

Tecnologia é peça-chave no setor, diz Cordeiro

Captação e análise de dados

Um importante ponto a ser considerado é o uso da tecnologia para captação e análise de dados. Adotar uma gestão data driven pode ser muito estratégico para hotéis, pousadas e resorts aprimorarem seus serviços para a temporada de final de ano. Além de oferecer insights valiosos sobre a administração, como gestão de recursos e contabilidade, o uso de inteligência de dados também consegue indicar as melhores estratégias a serem adotadas para cada hóspede, por meio de personalização de pacotes e promoções, personalização de atendimento, etc.

“Os dados também permitem o acompanhamento de toda a jornada de experiência e de compra dos clientes, o que está diretamente relacionado a estratégias de marketing digital. Em um mundo mais conectado, para atrair os consumidores é preciso estar presente onde o cliente está, e isso envolve sites e redes sociais. Portanto, uma boa estratégia de marketing digital, com uso de CRM e ferramentas de automação de marketing, por exemplo, são recursos valiosos para alavancar os resultados e garantir fidelização”, acrescenta Cordeiro.

Outro ponto importante para os hotéis garantirem mais rentabilidade na alta temporada é o investimento em um canal de vendas diretas. Já existem diversas soluções de distribuição no mercado a preços acessíveis que auxiliam na gestão de reservas, sem pagar por intermediários. E é claro, quando falamos em tecnologia aplicada ao setor, não temos como não falar sobre um ERP vocacionado para hotéis, que integre todo o ecossistema digital da empresa, centralize dados e atue de forma eficiente na rotina do negócio. Contar com um sistema que apoie as operações em períodos de maior demanda, auxiliando em tarefas como planejamento de reservas, cálculo de tarifas, gestão de quartos, e com ferramentas de automação é essencial.

“Os hóspedes estão cada vez mais digitais e, portanto, enxergar a tecnologia como peça-chave é mandatório para o setor. O período de alta temporada do final do ano está chegando e agora é hora de planejar e investir em ferramentas que possam levar a estratégia e os resultados a outro patamar. Para quem ainda não deu o primeiro passo, a hora é agora. Para quem já está na jornada de digitalização, é hora de se preparar para extrair o máximo da produtividade que a tecnologia tem a oferecer para a operação. Não há tempo a perder”, finaliza o diretor da TOTVS.

(*) Crédito da capa: Unsplash

(**) Crédito da foto: Divulgação/TOTVS