Após a Booking.com divulgar os resultados referentes ao primeiro trimestre, chegou a vez da Decolar reportar os números do período. Nos três primeiros meses deste ano, a OTA faturou US$ 112,4 milhões. O resultado representa aumento de 117% em relação ao ano passado e atinge 84% dos níveis atingidos no mesmo período de 2019, aponta o Phocuswire.

Já o Ebitda Ajustado da empresa ficou em torno de US$ 12,3 milhões. Este, inclusive, é o segundo trimestre consecutivo no qual o indicador se manteve em alta. O número, que exclui a plataforma de pagamento Koin, é superior aos US$ 20 milhões negativos de um ano atrás.

As reservas brutas, por sua vez, chegaram a US$ 803,9 milhões, representando 118% de avanço em relação a igual período do ano passado e 69% dos níveis do primeiro trimestre de 2019. Devido à variante Ômicron e à sazonalidade, a empresa pontua que as reservas brutas foram mais lentas em janeiro, mas se recuperaram 40% em março.

Outros indicadores

As transações do trimestre, segundo o relatório, aumentaram 59% em relação ao ano anterior e atingiram 74% do volume observado em 2019. Deste indicador, 43% das transações foram realizadas via celular, queda de 685 pontos base em relação ao ano anterior e 271 frente ao mesmo período de 2019.

Em relação às room nights, o avanço foi de 65% na comparação com 2021. O indicador atingiu, no período 57% do patamar registrado em 2019. A empresa afirma ainda que foram gerados US$ 29,2 milhões em caixa de atividades operacionais.

Já o programa de fidelidade da OTA chegou a 3,2 milhões de membros, superando os 2,8 milhões do quarto trimestre de 2021. Sobre os investimentos em Vendas e Marketing, as despesas foram de US$ 30,5 milhões, abaixo dos US$ 34,6 milhões do último trimestre do ano passado.

No início deste mês, a empresa comprou a concorrente ViajaNet por US$ 15 milhões, marcando sua terceira aquisição. “Continuamos a identificar oportunidades para consolidar o mercado de viagens altamente fragmentado da América Latina”, pontua Damian Scokin, CEO da Decolar.

“A recém-anunciada aquisição da Viajanet do Brasil, uma plataforma de viagens online focada no segmento aéreo do país, nos dará a oportunidade de vender os produtos não aéreos complementares de alta margem da Decolar para sua grande base de clientes”, completa.

O executivo destaca, ainda, que a empresa pretende expandir o alcance geográfico da Koin, adquirida em 2020, para além do Brasil, por meio de parceria estratégica com a Movii.

“Ao combinar forças, a Koin oferecerá suas soluções Buy Now Pay Later aos quatro milhões de clientes da Movii, o que não apenas aumentará muito nosso mercado endereçável, mas ajudará a Decolar a conquistar mais do grande mercado OTA do país. Estamos animados com a grande oportunidade que a retomada das viagens internacionais representa”, finaliza Scokin.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Decolar