O Grupo Decolar – que no ano passado teve EBITDA Ajustado superior a 2019 – anunciou recentemente que fechou um acordo para comprar a agência ViajaNet. A transação, de aproximadamente R$ 15 milhões, está sujeita às condições de fechamento habituais. Nos termos do acordo firmado, 60% do preço de aquisição serão pagos no fechamento, 20% em 24 meses após a compra e os 20% restantes em 36 meses.

“O acordo para comprar a ViajaNet, nossa terceira aquisição no Brasil nos últimos dois anos, é mais um passo na nossa estratégia de consolidação regional. Isso nos permitirá fortalecer nosso portfólio de hospedagem e serviços por meio de uma nova marca e sua base de clientes, além de reforçar nosso time no país. E, graças à nossa já comprovada capacidade de integração, esperamos capturar outras sinergias em todas as áreas da companhia”, afirma Marcelo Grether, chief M&A & New Business Officer do Grupo Decolar.

Expectativas

Paulo Nascimento, CEO da ViajaNet, afirma que a empresa está entusiasmada para unir forças com a Decolar. “Tornar-nos parte da Decolar dará aos nossos clientes acesso a um portfólio de produtos de viagem maior e mais diversificado, enquanto também se beneficiarão da inovação tecnológica da companhia posta ao serviço de viagens.

Em 2019, a empresa faturou cerca de US$ 30 milhões. Já no ano passado, as vendas online representaram 98% do resultado obtido no ano pré-pandemia, com 88% das reservas brutas originadas no canal B2C e o restante pelo B2B.

Além disso, a maior fatia das reservas corresponde ao segmento aéreo do mercado brasileiro de viagens, o que dá á Decolar oportunidade de vendas cruzadas de seu portfólio de hospedagens e outros produtos de viagens aos clientes da ViajaNet. Ambas as empresas seguirão atuando de forma independente em sua gestão comercial. A transação deverá ser fechada no segundo trimestre deste ano.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Decolar