Após especulações sobre sua possível demissão hoje (6), Daniela Carneiro permanece à frente do MTur (Ministério do Turismo), pelo menos até o final desta semana. A informação veio de Paulo Pimenta, ministro da Secretaria da Comunicação no final da tarde desta quinta-feira, segundo divulgado pelo G1.

Pimenta falou à imprensa após a reunião de Daniela com o presidente Lula e Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais. A expectativa era que a ministra entregaria sua carta de demissão nesta tarde, segundo informou ontem o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, também marido da comandante da pasta.

De acordo com Pimenta, o governo considerou “mais adequado” finalizar votações importantes na Câmara esta semana antes de tomar decisões sobre mudanças no alto escalão do Executivo.

“[O governo] vai concluir esse debate das questões que estão no Congresso essa semana, e vamos retomar essa discussão sobre a composição e eventuais mudanças que possam ocorrer dentro no governo a partir da semana que vem”, disse Pimenta.

Pressão do União Brasil

A mudança na pasta ocorre após pressões para que houvesse troca no MTur. No começo da semana, palacianos diziam que a troca poderia ser formalizada apenas na próxima semana, visto que o presidente queria se encontrar com a cúpula do União Brasil, que pede que Daniela seja substituída após pedir desfiliação do partido.

As negociações para a troca no MTur passam por compensações da parte do Planalto. Isso porque o casal cobra do governo cargos no segundo escalão da esfera federal no Rio de Janeiro. As conversas têm como pano de fundo as eleições municipais de 2024, como revela o G1.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Governo Federal

(**) Crédito da foto: Reprodução/Valor Econômico