O mês de março é marcado pelo Dia do Consumidor. A data é uma grande oportunidade para o varejo e e-commerce, uma vez que tem se consagrado a cada ano com promoções e ações que já são aguardadas pelos clientes. Períodos como o Dia do Consumidor (em 15/03), o Dia do Cliente (15/09), Black Friday e Cyber Monday (no final de novembro) são as principais datas a trabalhar comercialmente para aproveitar a alta demanda. No Zarpo não é diferente: junto das promoções recorrentes próprias, já conhecidas pelo cliente, campanhas como a Semana do Consumidor e a Black Week são os principais períodos de vendas.

Em março de 2022, por exemplo, a página da promoção de Semana do Consumidor foi a 4° mais acessada do nosso site – ficando atrás somente das páginas de All-Inclusive, São Paulo e Nordeste, favoritos do público Zarpo durante o ano inteiro.

Além dessas campanhas promocionais por essência, existem dias comemorativos que rendem divulgações especiais: Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal são algumas delas. Em particular falando do turismo, promoções são profundamente influenciadas também pela sazonalidade: campanhas de verão, inverno, Carnaval, Férias de Julho, etc., são comuns no setor, considerando as temperaturas nos destinos turísticos e as programações preparadas pelos hotéis e resorts.

Todos estes exemplos são de ações que podemos trabalhar especialmente com Marketing de Oportunidade. Existe o perfil de cliente que, ao encontrar promoções especiais para determinadas datas, aproveita para conferir as ofertas. Existem ainda aqueles que se programam para fazer compras nesses períodos. As ofertas podem ser o diferencial aguardado para fechar a viagem que já estava nos planos.

Mas não é porque o público está em busca de promoções que não é criterioso nas escolhas; o consumidor está cada vez mais exigente, principalmente com reservas online, acompanhando preços, verificando e compartilhando a veracidade dos descontos e condições.

Como são campanhas previsíveis e em datas determinadas, o planejamento pode – e deve – ser feito com antecedência. Além disso, por serem recorrentes, é sempre um bom exercício analisar o que foi feito nos últimos anos e realizar um diagnóstico de erros e acertos para sugerir novas ideias e mecânicas. Vale, por exemplo, considerar oferecer cupons, cashback, condições especiais de pagamento, etc., como forma de se destacar frente a outros players.

Do ponto de vista comercial, nossas campanhas são uma oportunidade de divulgar com mais força hotéis excelentes, que estão entre as principais escolhas para o público e/ou com condições especiais negociadas, para dar um lift nas vendas e conquistar novos clientes, objetivos tanto do Zarpo quanto do parceiro.

O planejamento e execução envolvem diversos times, como escrevi no ano passado para o Hotelier News. O alinhamento entre áreas e com os parceiros é fundamental. Para concluir, para o Zarpo as campanhas promocionais também são espaços em que reforçamos nossos diferenciais de curadoria de hotéis e resorts e conteúdo, sempre completo nas páginas de hotéis, com dicas de viagem e mais.


Daniel Topper entrou no Zarpo em janeiro de 2020 como CEO. Ele acumula cerca de 15 anos de experiência em empresas de e-commerce e tecnologia, tanto na Europa quanto na América Latina, com passagens pela Cdiscount, Via Varejo, Loggi e Mirakl. Nascido na França, em Paris, Daniel tem 36 anos e vive no Brasil desde 2014. Ele tem um MSC em Management pela HEC Paris.

(*) Crédito da capa: Arquivo pessoal