Com indicativos de crescimento, especialmente no B2C, que apresentou crescimento de 10% na comparação anual, a CVC Corp fechou o terceiro trimestre em celebração. Entre os destaques da empresa no período, está o lucro líquido. Ajustado por baixas contábeis de investimentos e de impostos diferidos, além da marcação a mercado do bônus de subscrição, o saldo foi positivo em R$ 36,3 milhões, revertendo uma tendência de prejuízos acumulados desde o início da pandemia.

O EBITDA ajustado do terceiro trimestre foi de R$ 96 milhões, crescimento de 34% em relação ao mesmo período do ano anterior. A taxa de adesão alcançou 9,6% no trimestre, aumento de 1,6 ponto percentual, devido à maior representatividade do B2C, que reportou incremento de 3,6 ponto percentual, chegando a 14,7%, número que havia fechado o terceiro trimestre de 2022 em 11,1%. A receita líquida da CVC Corp somou R$ 375,8 milhões no recorte.

O trimestre também foi marcado pela diminuição do endividamento da companhia, após a conclusão da Oferta Pública de Ações. Ao final de 30 de setembro, o saldo em debêntures somava R$ 756,6 milhões, inferior aos R$ 896,7 milhões ao fim de 2022 e R$ 790,9 milhões em 30 de junho, em função da aquisição facultativa de debêntures no montante de R$ 75 milhões em setembro, alinhada ao acordo firmado com os debenturistas acerca do reperfilamento no início deste ano.

“Nessa nova fase da companhia, seguiremos focados na essência do varejo no turismo, com um amplo mix de produtos exclusivos nas lojas, um forte plano de expansão das lojas físicas, especialmente em regiões do interior do Brasil, acordos com fornecedores estratégicos em toda a cadeia produtiva, financiamento através de formas alternativas ao cartão de crédito, investimentos em tecnologia e marketing – canais diversificados e assertivos e com alcance nacional e regional, online e offline, além de um time experiente do setor de turismo. Uma empresa extremamente preparada para atender à jornada phygital de compra do nosso cliente em todos os canais”, reitera Fabio Godinho, CEO da CVC Corp.

Outros dados

Em relação ao acumulado dos nove meses de 2023, a companhia também registrou crescimento total de 10,8% nas reservas confirmadas no Brasil e na Argentina, totalizando R$ 11,6 bilhões. Esse resultado foi impulsionado, principalmente, pela efetiva recuperação do canal de lojas físicas, com um aumento de 21% nas vendas das unidades do mesmo período do ano anterior.  Além disso, a frequência em campanhas de marketing, como o Alerta Amarelo CVC, produtos mais competitivos e melhores condições de pagamento tiveram um papel essencial na retomada.

Em relação aos destinos mais procurados, a CVC Corp destaca a representatividade das localidades nacionais, que aumentou 2% em relação ao terceiro trimestre de 2022, quando estava em 58%. A companhia destaca a busca por cidades no Nordeste, incluindo Porto Seguro (BA), Maceió, Salvador e Recife, que foram as mais procuradas durante o trimestre.

No campo operacional, a empresa focou na racionalização de estruturas e processos, resultando em uma redução de 23% nas despesas gerais e administrativas. As principais ações estão relacionadas à adequação do quadro de colaboradores e à revisão de contratos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/CVC Corp