Eles são os responsáveis por levar sabor à experiência de hospedagem. Detentores de conhecimentos quase alquímicos, os chefs de cozinha não poderiam ficar de fora do Prêmio VIHP (Very Important Hotel Professional). Selecionados a partir de critérios como investimento em carreira, experiência e formação acadêmica, os vencedores serão revelados no próximo mês, março, em São Paulo.

Os finalistas serão escolhidos por uma bancada de jurados de curadoria do Hotelier News e QI Profissional — organizadores da premiação. Na categoria Chef de Cozinha, os selecionados são: Everton Valladão (Enotel); Fernando Giacomini Gianello (Sheraton Grand Rio) e Genival Conceição de Menezes (Vila Galé).

Anteriormente, o Prêmio VIHP divulgou os finalistas nas categorias de Gerente de A&B (Alimentos & Bebidas) e Controller.

Fernando Giacomini Gianello

Gianello está à frente do Bene

Saiba mais sobre os finalistas

Valladão assumiu a gastronomia do Enotel Hotels & Resorts em janeiro de 2024, no posto de chef executivo. Até 2023, atuou na Bourbon Hotéis & Resorts, na unidade de Curitiba, onde permaneceu por mais de um ano. Anteriormente, o profissional respondeu como chef de cozinha do Japaratinga Lounge & Resort, em Alagoas.

O chef ainda foi professor no Instituto Gourmet Brasile chef executivo da Venit Hotéis — posto que ocupou por mais de cinco anos. Seu currículo acumula passagens por restaurantes fora do setor hoteleiro, como o IL Caffè Gourmet e o Ristorante Gabbiano. Valladão é formado em Gastronomia pela Universidade Estácio de Sá, além de possuir pós-graduação em Gestão de Hospitalidade e Hotelaria pela mesma instituição.

Gianello, por sua vez, é graduado em Gastronomia pela Anhembi Morumbi e possui uma série de cursos complementares em defumação, charcutaria, gelato italiano, gastronomia molecular, formação de cozinha clássica francesa e mediterrânea.

À frente do Bene, restaurante italiano do Sheraton Grand Rio, o chef já atuou como consultor da Vinícola Santa Maria Brandina, Fazenda Terra Sem Mal, Esporte Clube Pinheiros, Intercity Expo Belo Horizonte e Royal Jardins Boutique. Como chef de cozinha, trabalhou no Hotel Transamérica São Paulo e como chef executivo do Restaurante Mac, da emissora Globo.

Por fim, Menezes é graduado em Gastronomia pela Estácio e deve concluir sua pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. O profissional possui conhecimentos em steward, coquetéis, montagem de eventos e bufês, além de expertise em culinária baiana. Sua formação contempla cursos de Cozinha Internacional; Gard Manger; Higiene na Manipulação de Alimentos; entre outros.

Sua trajetória começou como estagiário no Tropical Manaus e Hotel das Cataratas. Atuou como chef de cozinha no Tropical Hotel da Bahia; Mercure Pituba; Fera Palace; Holiday Inn Salvador e Vila Galé Salvador.

(*) Crédito da capa: Freepik

(**) Crédito da foto: Divulgação