Quando o setor de viagens iniciou sua retomada, lá em 2021, uma das grandes preocupações da indústria era o overtourism. O problema, entretanto, é um velho conhecido do turismo. A superlotação de destinos, além de atrapalhar a experiência dos visitantes, é também uma questão de sustentabilidade. Mas será que o turista enxerga dessa forma?

Segundo divulgado pela Phocuswire, o primeiro passo para compreender a relação do viajante com o overtourism é entender o grau de consciência e preocupação com o mesmo. Na indústria, as questões de viagens sustentáveis ​​e turismo excessivo andam de mãos dadas, de acordo com o último relatório de pesquisa da Phocuswright, Far From the Madding Crowd?.

O levantamento aponta que o viajante médio não vê uma ligação aparente entre o overtourism e a sustentabilidade como causa. Apenas 13-21% dos turistas em todos os mercados pesquisados consideram visitar destinos com menos tráfego ou menos visitados como uma forma de viagem sustentável.

O resultado reflete um padrão de comportamento mais amplo: muitos viajantes não compreendem o que significa uma viagem sustentável a nível prático. De acordo com o estudo, os turistas consideram como sustentáveis medidas tipicamente ambientais, como reciclagem, redução do uso de plásticos e utilização de transportes públicos.

Os viajantes que são orientados para a sustentabilidade em suas vidas domésticas ou que fizeram viagens recentes por motivos de natureza ou cultura são mais propensos a entender que ficar em áreas com menos tráfego faz parte de férias sustentáveis. No entanto, eles ainda apresentam lacunas significativas de conhecimento.

grafico

Impacto nas decisões de viagem

A aglomeração nos destinos é um problema, embora não esteja associada a viagens sustentáveis. Afeta as percepções dos destinos e as projeções sobre o que o futuro do turismo reserva. Os viajantes expressaram preocupação com o fato de questões como as alterações climáticas e o overtourism poderem impactar férias futuras.

Para aqueles que procuram educar os viajantes sobre como mudar o seu comportamento em relação a aglomerações ou atraí-los para destinos menos conhecidos, os turistas estão preparados para compreender. Entretanto, precisam de um empurrão durante as fases de planejamento e reserva da viagem.

O overtourism é uma causa notável de evitação ativa, ou seja, escolher onde não ir, e também uma influência negativa na seleção do destino. Em todos os mercados, 43-61% dos viajantes evitaram um local nos últimos 12 meses por uma questão relacionada com a sustentabilidade. O maior impedimento foi a aglomeração, especialmente para os viajantes franceses.

(*) Crédito da foto: Unsplash

(**) Crédito fo gráfico: Divulgação/Phocuswright