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Com a entrada de 2024, líderes de Vendas e Marketing passaram a projetar novos cenários para catalisar a lucratividade de seus empreendimentos. Entretanto, elevar a disciplina do departamento faz parte de uma estratégia assertiva, alinhando iniciativas com outras áreas hoteleiras.

Com décadas de experiência, Gissell Moronta, vice-presidente sênior de Vendas e Marketing na Atrium Hospitality, compartilhou insights valiosos no Fórum de Líderes de Vendas da HSMAI, durante a Rodada de Debates durante o SFL Lightning Round.

Para a executiva, a evolução da tecnologia trouxe um impacto transformador na gestão de Receitas, Marketing Digital e, por consequência, no cenário de vendas ao longo da última década. Abaixo, ela compartilha alguns insights e aprendizados.

  • A importância de aproveitar as forças, construir relacionamentos e ser criativo, sempre fazendo da tecnologia uma aliada.
  • A necessidade de expandir o conhecimento em negócios, olhando além das vendas e compreendendo como agregar valor ao negócio como um todo.

“Enquanto áreas como gestão de Receitas e Marketing passaram por avanços significativos, a área de Vendas ficou estagnada, resultando em uma queda em sua posição como líder de receitas globais. É preciso mudar o foco de meras vendas para uma estratégia comercial mais abrangente, visando inspirar a próxima geração e reacender a faísca comercial perdida pelos líderes”, pontua Gissell.

A certificação em vendas que a HSMAI lançará em 2024, por exemplo, será destinada a criar líderes de vendas completos, capazes de compreender não apenas a gestão da função do setor, mas também abordará os princípios de gestão de receitas e marketing digital.

“Para aqueles buscando aprofundar sua compreensão, é recomendado explorar áreas como finanças, custos, análise de dados, participação de mercado e princípios gerais de gestão de receitas. E não podemos esquecer de cultivar um conhecimento mais amplo em negócios”, diz a executiva.

Futuros líderes

“Cultive a curiosidade constante”, é um dos conselhos da vice-presidente para futuros líderes do departamento. “Em vez de se limitar à disciplina de vendas, os profissionais da área Comercial devem buscar entender e impactar todo o negócio. Enfatizando que relacionamentos e criatividade são atributos valiosos, compreender a paisagem mais ampla com sólido conhecimento em negócios é crucial para o sucesso no mercado atual”, finaliza Gissell.

(*) Crédito da foto: Divulgação/HSMAI Brasil