A indústria como um todo passou por uma revolução digital nos últimos anos. Por conta da pandemia, a tecnologia passou a desempenhar um papel crucial na experiência dos hóspedes. Um dos avanços mais significativos nesse setor é o surgimento de aplicativos hoteleiros, que se tornaram concierges digitais no cenário de isolamento, conforme aponta artigo do Phocuswire.

Esses aplicativos transformaram a forma como os hóspedes interagiam dentro dos hotéis, aprimorando a conveniência e, acima de tudo, o tão necessário isolamento ao longo de 2020 e 2021. Agora, se engana quem acha que a tendência foi embora junto com a pandemia.

Atualmente, a indústria da hospitalidade enfrenta novos desafios, incluindo a demanda por mais personalização e as expectativas crescentes dos consumidores por experiências contactless. É aqui que a relevância dos aplicativos se mantém.

Benefícios para hóspedes e para os hotéis

A prioridade que originou o boom dos aplicativos foi a higiene, e ainda hoje as interações digitais são uma prioridade para os viajantes que desejam minimizar os pontos de contato físico.

Além disso, os viajantes modernos são familiarizados com a tecnologia e costumam usar smartphones para diversos fins. Eles esperam que os hotéis ofereçam ferramentas digitais que simplifiquem sua estadia e proporcionem uma experiência sem emendas.

E, para os hotéis que abraçam a tecnologia e oferecem aplicativos para hóspedes, a principal vantagem é a competitiva. Os hóspedes são mais propensos a escolher acomodações que priorizam seu conforto e conveniência, especialmente para viagens de bleisure (business + leisure).

Integrar o sistema de relacionamento com o hóspede a aplicativos também traz benefícios como a otimização de operações simples, permitindo que a equipe se concentre em tarefas mais complexas. Outro ponto positivo é o potencial de um banco de dados imenso que aplicativos coletam e podem fornecer insights sobre preferências e comportamentos. Os hotéis podem usar essas informações para aprimorar suas ofertas e estratégias de marketing.

(*) Crédito da foto: Freepik