Dillip Rajakarier, CEO do Minor Hotel Group, e Marion Walsh-Hédouin, vice-presidente de Marketing, Comunicações e Relações Públicas da rede
(foto: ArquivoHN/ Juliana Bellegard)

O processo de aquisição da bandeira Tivoli Hotels & Resorts pela Minor Hotel Group teve início em janeiro do ano passado, como noticiado pelo Hôtelier News. As tramitações, no entanto, foram concluídas hoje (2), oficializando enfim o incremento do portfólio de hotéis do grupo Minor.

A aquisição da Tivoli Hotels & Resorts, que atingiu o valor de € 294,2 milhões, não marca apenas a entrada estratégica do MHG na Europa e América Latina – com mais 14 empreendimentos em Portugal e no Brasil –  mas também fornece ao grupo uma forte plataforma operacional para impulsionar ainda mais o crescimento nesses mercados. 

A negociação hoteleira é apontada como uma das maiores já realizadas em Portugal, tendo em vista que a rede Tivoli é forte e em 2015 gerou receitas de € 121 milhões e um EBITDA normalizado de € 31 milhões. Além de prover grandes lucros, a compra também foi programada para aproveitar o atual crescimento econômico do mercado de turismo em Portugal. 

Os trâmites foram concluídos em fases distintas, sendo que esta transação final resulta da aquisição pelo MHG em 2015 de cinco hotéis Tivoli em Portugal e dois hotéis Tivoli no Brasil, juntamente com a marca Tivoli no Brasil. 

Essas aquisições permitem que o MHG expanda o alcance da marca Tivoli a outras áreas de operação, incluindo o Médio Oriente, África e Ásia. Além disso, o grupo pretende maximizar o portfólio de ativos da Tivoli investindo mais em seus ativos para melhorar ainda mais o posicionamento da marca em seus mercados.


Lobby do Tivoli São Paulo Mofarrej, instalado na capital paulista
(foto: arquivo HN/Juliana Bellegard)

Esta fase final de aquisição também demarca a incorporação de sete hotéis em Portugal, os quais fazem parte do portfólio de 14 hotéis da Tivoli, que engloba 12 em Portugal e dois no Brasil, totalizando aproximadamente 3 mil apartamentos. 

"Estamos muito entusiasmados por acrescentarmos a Tivoli ao portfólio de marcas de hotéis do Minor Hotel Group. Com mais de 80 anos de história, a marca Tivoli traz um patrimônio rico, uma equipe altamente experiente e uma base de dados de clientes fidelizados",comentou Dillip Rajakarier, CEO do Minor Hotel Group e COO da Minor International.  

"A aquisição da Tivoli consolida a posição do MHG como operador mundial de hotéis, com um portfólio que agora se estende até a Europa e América do Sul. Como próximos passos, planejamos investir mais nos ativos dos hotéis Tivoli e em sua infraestrutura operacional e de distribuição para alcançar todo o potencial desta estratégia de investimento", completou.

A aquisição da Tivoli é a última de uma série de investimentos internacionais do Minor Hotel Group e faz parte da sua estratégia de diversificação a longo prazo, que nos últimos dois anos levou o grupo a investir mais de US$ 550 milhões em projetos hoteleiros na África Austral e Oriental, Ásia, Austrália, América do Sul e Europa. 

Com a adição destes hotéis Tivoli, o portfólio hoteleiro do MHG totaliza agora 145 propriedades em 22 países. A Tivoli é associada da Global Hotel Alliance, onde também estão associadas três das marcas do MHG – Anantara, Avani e Per Aquum.

Serviço
www.minorinternational.com