Praça dos Três Podere, em Brasília
(foto: divulgação/Setur-DF/Bruno Pinheiro)

A partir do mês de novembro, Brasília abrigará um malha maior de plataformas de sinalização turística. A Setur-DF (Secretaria de Turismo do Distrito Federal) irá implementar nos próximos 30 dias, mais de 1.2 mil delas, que são financiadas com R$ 2,7 milhões, provenientes de recursos do governo local e do MTur (Ministério do Turismo).

As 675 placas que estão sendo alocadas atualmente nas superquadras do Plano Piloto são as interpretativas, com variações que trazem descrição da história do local de visitação, mapas e informações em português, inglês e espanhol. Na primeira etapa, período que antecedeu a realização da Copa do Mundo, foram instalados também os painéis direcionais, em português e inglês, com indicações de trajetos para pontos turísticos e para as portas de entrada da cidade.

“A sinalização turística é um meio de comunicação fundamental entre a cidade e o visitante, além de beneficiar também a população local. Por isso, é uma ação prioritária para o MTur, que nos últimos 11 anos investiu mais de R$ 162,5 milhões para sinalizar destinos de todas regiões do País”, disse Neusvaldo Ferreira Lima, secretário de Programas de Desenvolvimento do Turismo.

As sinalizações seguem o padrão estabelecido pelo Guia Brasileiro de Sinalização Turística do Ministério do Turismo. Para aumentar a durabilidade, foram produzidas em aço trincado e os letreiros receberam película de proteção contra pichações. Alguns dos novos equipamentos resgatam a história da cidade, trazendo de volta padrões originais da década de 1970, como os totens que expõem mapas detalhados das superquadras das asas Norte e Sul.

Serviço
www.setur.df.gov.br