Com a pandemia dando uma trégua, a hotelaria vivencia certo alívio com o retorno gradual das atividades. Nessa realidade, mudam também as necessidades e exigências do público. E nos resorts não é diferente. O novo ano traz também novas tendências operacionais para o segmento.

Em entrevista ao Hotelier News, Felipe Castro, diretor de Operações do Grupo Tauá, e Wagner Novoli, gerente geral do Jurema Águas Quentes (PR), comentaram sobre algumas dessas tendências, explicando que aderir a elas é necessário para garantir o bom posicionamento dos empreendimentos.

Principais tendências para os resorts em 2022

A primeira tendência apontada por Castro é a manutenção dos protocolos sanitários: eles fazem e continuarão a fazer parte do nosso dia a dia e os resorts precisam garantir a segurança e saúde de seus hóspedes e colaboradores.

Investimentos em tecnologia: o executivo pontua também que as inovações tecnológicas vêm ocorrendo em ritmo ainda mais acelerado, por conta da pandemia. “Em um período que exige distanciamento, a automação da experiência e da jornada do cliente é essencial. Por isso, investir em soluções de tecnologia será prioridade no nosso pipeline nesse ano”, afirma.

Resorts - Felipe_Castro_Grupo_Tauá

Castro fala sobre tendências operacionais nos resorts

Foco na experiência do cliente: além das tendências citadas acima, Castro acredita que priorizar a experiência do cliente será um grande diferencial neste período de retomada. Ele destaca que o Grupo Tauá tem buscado utilizar todos os espaços dos resorts, investir em A&B (Alimentos & Bebidas), além de atrações para todas as idades.

Ações ESG: o profissional destaca ainda que as estratégias de sustentabilidade são uma grande tendência nos resorts do Grupo, pois garantem uma operação com cada vez menos impactos ambientais.

Programas de fidelidade: por último e não menos importante, eles são essenciais para garantir bons indicadores, aponta Castro. “A gente entende que a experiência precisa ser diferenciada”, finaliza.

Complementando o raciocínio de Castro, Novoli também apresentou tendências para o segmento de resorts neste ano. Entre elas:

Desenvolvimento de novas experiências: o executivo aponta que, para isso, é necessário criatividade em áreas como gastronomia e serviços.

Foco no entretenimento: para Novoli, o desenvolvimento de atrativos neste segmento deve ser reforçado.

Higienização de espaços: neste período ainda de insegurança, a manutenção dos protocolos sanitários traz mais confiança ao cliente.

Priorização de resultados: o executivo aponta que o “fazer mais com menos” é extremamente relevante neste período, pois além de elevar os indicadores, equilibra os custos.

Iniciativas focadas em projetos sociais: entre as tendências para o empreendimento, Novoli acredita que realizar ações sociais na localidade e no entorno pode trazer diversos benefícios não só para o empreendimento, mas para a comunidade como um todo.

Apesar de terem apontado tendências diferentes em alguns pontos, tanto Castro quanto Novoli acreditam na inovação como chave para garantir bons resultados em um momento que exige que o setor se reinvente, e creem que 2022 será o ano da recuperação total.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Grupo Tauá