Atendendo às recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a Clia Brasil anunciou hoje (13) a suspensão das operações de cruzeiros no Brasil até o dia 4 de fevereiro, segundo divulgado pela Folha de São Paulo. A medida é uma iniciativa para conter os contágios por Covid-19 em embarcações, assim como o espalhamento da variante Ômicron.

No dia 3 de janeiro, a Clia Brasil já havia suspendido as operações de cruzeiros até o dia 21 deste mês. O governo liberou o retorno das embarcações no ano passado, mesmo indo contra as recomendações da Anvisa. A temporada foi iniciada em novembro de 2021.

Em dezembro do ano passado, a Agência alertou para a suspensão temporária dos navios como medida preventiva. Em nota, a Anvisa afirma que os protocolos definidos para as operações de cruzeiros no Brasil trouxeram dispositivos que permitiram acompanhar o cenário epidemiológico nas embarcações por quase dois meses e foram fundamentais para identificar a alteração do número de casos a bordo.

Número de infectados

Na nota técnica, a Anvisa afirmou que foram detectados 1.177 casos de Covid-19 entre tripulantes e passageiros de cinco navios. Do total de infecções, 1.146 foram confirmados apenas entre 26 de dezembro e 6 de janeiro.

Entre os protocolos adotados, a Clia diz que é necessário “ciclo vacinal completo, apresentação de teste negativo antes do embarque e uso de máscara”. A nota diz ainda que os navios operam com ocupação reduzida e que realizam testes contínuos a bordo.

A paralisação no setor de cruzeiros serve de lição a hotelaria. Mais ainda, é um alerta para o setor reforce atenção nas operações, com ênfase nos processos relacionados aos protocolos de saúde e higiene, para que o efeito da nova cepa seja o menor possível no segmento.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Costa Cruzeiros