A proposta de aquisição da Wyndham Hotels & Reosrts pela Choice Hotels International foi uma novela com muitos capítulos, que agora chega ao fim. Isso porque a Choice acaba de anunciar que desistiu de sua oferta de US$ 8 bilhões pela empresa, lançada em outubro do ano passado, aponta o Skift.

Operadora de marcas como Comfort, a Choice deu aos acionistas da Wyndham até a última sexta-feira (8) para ofertar suas ações, mas isso não foi suficiente para garantir a aquisição. Além disso, a empresa também retirou a nomeação dos candidatos a diretores independentes para o conselho da Wyndham. A longa saga distraiu os gestores das duas companhias, que agora podem buscar outras opções.

No mês passado, a Wyndham declarou que teve desempenho inferior ao seu potencial. A baixa performance foi creditada à tentativa hostil de aquisição, por levar a uma supervisão regulatória. Neste cenário, outros players podem se beneficiar da situação, visto que a Sonesta, concorrente da Choice e da Wyndham, afirmou ter aumentado o número de proprietários em seu sistema por conta desse trâmite.

Por que a Wyndham resistiu?

Em nota, a Wyndham declarou que rejeitou a proposta da Choice por vários motivos, entre eles o risco para os acionistas, dada a incerteza em torno da aprovação antitruste; a subvalorização das perspectivas de crescimento superiores e independentes da Wyndham; o valor das ações da Choice em relação às suas perspectivas de crescimento; e os elevados níveis de alavancagem que um possível acordo exigiria.

Assim, a Choice ressaltou que decidiu não aceitar quaisquer ações por motivos que incluem a recusa do conselho da Wyndham em se envolver em discussões construtivas sobre os termos. Dessa forma, todas as ações ofertadas pela concorrente serão devolvidas aos acionistas. Além disso, a empresa estabeleceu uma proporção de quantas novas ações ou títulos seriam trocados por cada ação existente da empresa-alvo, alegando que o preço de oferta proposto era um prêmio de 30% em relação ao preço de fechamento das ações da Wyndham, de US$ 69,10, antes da Choice divulgar sua oferta pela primeira vez.

Se a maioria dos acionistas tivesse oferecido as suas ações, a Choice teria feito com que sua lista de membros substitutos do conselho passassem a controlar a empresa. Assim, a companhia viu o preço das ações subir nas negociações pré-mercado, enquanto as da Wyndham registraram decréscimo.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Choice Hotels International