Não é mais novidade que a Choice Hotels International abriu o capital com sua oferta para tentar adquirir a rival Wyndham Hotels & Resorts por quase US$ 10 bilhões. O anúncio, segundo a rede norte-americana proprietária das marcas Comfort e Clarion, ocorre depois do colapso de seis meses de negociações para tentar criar uma das maiores operadoras do mundo.

Por outro lado, a Wyndham rejeitou a proposta, classificando a oferta como “decepcionante” por não traduzir seu real valor de mercado, entre outros pontos. Mas você, hoteleiro, já se perguntou o que aconteceria se a fusão entre as duas companhias se concretizasse?

Se Choice Hotels e Wyndham se juntassem, a empresa combinada teria mais de 1,48 milhão de quartos de hotel abertos em todo o mundo, aponta o Costar. A Marriott International, em comparação, tem aproximadamente 1,52 milhão de UHs em seu portfólio global.

Projeções

Para entender melhor o cenário, o Costar elencou os dados do portfólio de cada uma das empresas. Hoje, a Wyndham conta com 9,1 mil propriedades abertas, 551,5 mil quartos e 24 marcas. Já a Choice detém 7.472 empreendimentos, 628,9 mil acomodações e 22 marcas, de acordo com os balanços do segundo trimestre. A união entre as duas empresas criaria um portfólio conjunto de 70 marcas.

A companhia unificada superaria Hyatt Hotels Corporation (1.250 hotéis), Marriott (8.377), Hilton (7.212), IHG Hotels & Resorts (6.227) e Accor (5.487).

A oferta mais recente da Choice Hotels é a terceira enviada à Wyndham desde o início das conversas sobre um possível M&A (Merge & Acquisition), há seis meses. Na primeira, em abril, a rede ofertou US$ 80 por ação, sendo a maior parte com papéis da companhia.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Choice Hotels