No ano passado, a hotelaria da RMC (Região Metropolitana de Campinas) registrou ocupação de 57,75% — seu melhor índice anual desde 2019. E não foram apenas os hotéis que sentiram o aumento do interesse por viagens em 2023. No período, os moradores gastaram R$ 2,1 bilhões com turismo, incluindo alimentação, transportes e hospedagens. O número representa alta de 11,3% no comparativo com 2022 (R$ 1,9 bilhão).

Na cidade de Campinas, o avanço chegou a 5,4%. Os resultados divulgados fazem parte do Índice de Potencial de Consumo, elaborado pelo IPC Maps, com base nos indicadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo as análises, a maior parte do valor total (R$ 1,1 milhão) de gastos veio da classe B — incremento de 14,8% frente ao ano anterior. A classe A desembolsou R$ 529,8 milhões (crescimento de 23,7% em relação a 2011). A população da Classe C desembolsou R$ 486, 9 milhões (queda de 5,6%), enquanto as classes D/E, juntas, somaram R$ 30,4 milhões (retração de 3,4%)

Em Campinas, o Índice de Potencial de Consumo consolidado somou R$ 847,1 milhões. A classe B foi a que mais gastou em lazer de turismo: R$ 434,4 milhões (alta de 9,1% sobre o ano anterior. A Classe A desembolsou R$ 233,1 milhões, mas o crescimento em relação a 2011 foi superior (13,6%). A população da Classe C gastou R$ 169,5 milhões (queda de 10%), enquanto as classes D/E, juntas, somaram R$ 9,9 milhões (retração de 13,6%).

Turismo regional

Para Luís Felipe Campos Almeida, presidente do CRC&VB (Campinas e Região Convention & Visitours Bureau), os dados reforçam a percepção do setor com o aquecimento do turismo regional, especialmente o de hotelaria. “A taxa de ocupação média em janeiro e fevereiro, dois meses mais calmos, já surpreenderam, o que indica um mercado em aquecimento, com shows e eventos, que movimentam a trazem um dinamismo para os hotéis, eventos e outros segmentos de negócios”.

O aquecimento dos gastos com o turismo na RMC está no radar dos empresários e empreendedores. Eduardo Porto, um dos sócios das agências de turismo Sports Trip (focada para eventos esportivos) e das unidades da Azul Viagens em Valinhos e Mogi Guaçu, conta que o turismo nacional e regional vem aumentando ano a ano. “Este crescimento fez com que investíssemos nesse segmento, abrindo além dessas duas unidades, outras em cidades como Paulínia e Limeira e Jaú”.

(*) Crédito da capa: Divulgação/CRC & VB