Com a flexibilização das medidas restritivas, o turismo no Brasil tem dado seus primeiros passos rumo à recuperação. Em agosto, por exemplo, o setor cresceu pelo quinto mês consecutivo, de acordo com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). De carona nesse processo, operadoras de turismo vêm gradualmente recuperando os níveis tradicionais de atividade. Dados da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) indicam que mais de 40% dos associados dobraram o faturamento em setembro frente a igual período de 2020.

A comparação anual em si não diz muita coisa, como já mostramos em outros conteúdos. O interessante dos números da Braztoa é que 36% das operadoras de viagem ouvidas alcançaram, em setembro, faturamento próximo ao pré-pandemia. O resultado também é positivo em relação a agosto de 2021. Nesta base comparativa, 80% das agências registraram rendimento igual ou superior após um mês.

Cautela

Marina Figueiredo, presidente da Braztoa, celebrou o bom resultado, mas afirma que ainda é necessário cautela, visto que nem todas as associadas estão conseguindo se recuperar das baixas trazidas pelo período de pandemia.

“O momento de crescimento do setor é puxado pelo avanço da vacinação contra a Covid-19, pelo aumento da oferta de pacotes, pela abertura de fronteiras e também pela aproximação do fim de ano, com a temporada de férias e festas”, observa a dirigente, em entrevista à CNN. “Apesar do otimismo dos dados, especialmente neste segundo semestre, nós seguimos com muita atenção, já que 46% das operadoras ainda operam em patamares equivalentes a 25% do faturamento pré-pandemia”, completa.

Ainda de acordo com o levantamento, 61,4% dos voos nacionais realizados em setembro foram de vendas realizadas no próprio mês. O índice está praticamente nivelado com os internacionais, nos quais 62% dos embarques foram decorrentes de compras feitas em setembro.

Para os próximos meses, segundo a pesquisa, o Nordeste segue aparecendo como a região mais procurada pelos turistas, seguido pelo Sul do país. Entre as cidades, Salvador e Gramado (RS) são destaque, apontam números da Braztoa.

(*) Crédito da foto: Firmbee/Pixabay