De acordo com informações divulgadas pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o setor de turismo no Brasil registrou crescimento pelo quinto mês consecutivo. As informações têm por base a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) de agosto, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que apontou crescimento de 4,6% das atividades turísticas em relação a julho.

O crescimento, segundo a entidade, é atribuído ao avanço da vacinação contra a Covid-19 e, consequentemente, à flexibilização das medidas restritivas que foram impostas durante o período de pandemia. Ainda de acordo com a CNC, o turismo deve registrar crescimento superior a 19% até o final deste ano, melhor índice desde o início da pandemia. Com isso, a recuperação plena do setor foi efetivada do quarto para o segundo trimestre de 2022.

“Com a vacinação da população e a flexibilização das restrições impostas pela pandemia, acreditamos que o setor poderá se recuperar, sim, antes da metade do próximo ano”, avaliou Fabio Bentes, economista da CNC, em entrevista à CNN.

CNC: turismo registra menor perda mensal em agosto

A Confederação apontou ainda que, em agosto, o turismo registrou a menor perda mensal desde março de 2020, início da pandemia. Porém, o setor ainda apresenta um volume de receitas 20,8% inferior ao índice registrado em fevereiro do ano passado.

O processo gradual de recuperação do setor também é observado no mercado de trabalho. De acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), as empresas do segmento contrataram, nos últimos meses, 3,2 mil pessoas. O índice representa um crescimento de 8,3% do estoque de postos de trabalho.

Além do turismo, a projeção da CNC também destaca que a expectativa de crescimento de receitas no setor de serviços no Brasil deve avançar 6,4% até o final de 2021, o que representa avanço contínuo, visto que na pesquisa de julho a projeção foi revisada de 5,8% para 6,2%. De forma geral, o setor teve avanço em quatro dos cinco grupos de atividades pesquisadas no período.

Neste cenário, oito estados brasileiros têm registrado taxas positivas no setor, com destaque para São Paulo (4,9%), Minas Gerais (4,7%) e Paraná (5,4%).

(*) Crédito da foto: pauloduarte/Pixabay