A hotelaria de luxo latino-americana deve expandir consideravelmente nos próximos anos. Segundo estudo do THP, a região deverá receber 101.442 quartos da categoria. No ranking de países com o maior número de projetos, o Brasil ocupa a segunda posição, com 38 empreendimentos no pipeline, bem distante do primeiro colocado, o México, com 126 propriedades.

A região, que abrange o México, o Caribe e a América do Sul, tem atualmente pelo menos 449 projetos do segmento superior em andamento, aponta o banco de dados do THP.

Este ciclo de desenvolvimento de luxo está mais orientado para países mais ao norte da região, em especial na América do Norte, que representam 62% do pipeline. Ao todo, são 279 projetos, em oposição aos 170 da América do Sul.

As propriedades de luxo também são maioria, com uma participação de 58% no pipeline e abrangendo 260 locais. Os restantes 189 hotéis são da categoria quatro estrelas. Além disso, a maior parte dos projetos são greenfield, somando 379 empreendimentos ou 84% do total. Há ainda 50 reformas, 13 conversões e sete ampliações listadas.

Em um nível ainda mais granular, as praças com o maior número de projetos em andamento são um trio mexicano: Cancún, com 17 hotéis, Cidade do México (14) e Tulum (12).

Fluxo constante

As entregas parecem ser bastante constantes ao longo dos próximos anos, com 2024 programado para colocar 131 propriedades no mercado. O ano seguinte praticamente mantém o mesmo ritmo, com 126 hotéis com perspectiva de inauguração.

O ritmo abranda em 2026, com apenas 53 unidades previstas para serem concluídas, enquanto mais 20 projetos estão programados para serem finalizados nas últimas semanas deste ano. Os 119 hotéis restantes deverão ser entregues no futuro ou ainda não tiveram data de inauguração designada.

As fases de construção estão igualmente distribuídas, com 168 locais na América Latina em construção, mais 31 em pré-abertura. Mais atrás no processo, 109 projetos estão em planejamento, 72 estão em pré-planeamento e 69 estão numa fase de estudo.

Batalha de grandes marcas

As grandes cadeias hoteleiras estão competindo pela supremacia na região, com a Marriott International aparentemente liderando esse ranking em um mínimo de 63 unidades do segmento superior. Em seguida vem a Hilton, com pelo menos 47 projetos, e a Accor subindo ao pódio com 33 propriedades, na pior das hipóteses.

Em termos de marcas individuais, Marriott Hotels & Resorts reivindica o primeiro lugar com pelo menos 14 empreendimentos, o Hilton Garden Inn alcança o segundo lugar 11 hotéis, enquanto a bandeira irmã do grupo, Curio Collection, divide o terceiro lugar com o Hard Rock Hotels & Cassinos, com ambos postando pelo menos 11 propriedades futuras.

(*) Crédito da foto: Raphael Nogueira/Unsplash