Entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, a BLT (Bolsa de Turismo de Lisboa) promoveu sua edição de 2024, com participação brasileira em peso. No total, estandes de 13 estados tupiniquins, além da Embratur, marcaram presença na principal feira de turismo lusitana. Com projetos robustos de destinos, os expositores foram atrás dos turistas ibéricos e seus euros, que, como de costume, têm sido destinados prioritariamente para a América Central.

A briga é injusta e antiga. Os tíquetes aéreos para o Brasil, nas capitais onde há voos diretos da TAP, por vezes equivalem aos pacotes completos all inclusive com voo em redes de hotéis conhecidas mundialmente. Tirando esse custo, entre os expositores, os hoteleiros presentes defenderam e venderam seus produtos durante a BTL tanto para novas agências/operadores, como para clientes finais, já que a feira é conhecida por se dividir em dois momentos: um profissional e outro popular.

Mauro José Vasconcelos, diretor Comercial e de Hospitalidade dos hotéis Ponta Verde, apresentou a unidade da Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL). Um dos destaques foi  a reformulação do restaurante Fateixa. Além da ampliação física, o espaço conta agora com serviço diferenciado de gastronomia para atender a hóspedes e passantes. “Sempre sonhamos com a presença de muitas operações de alimentação no centrinho da Praia do Francês. Hoje, em um raio de 500 metros do hotel, há 30 restaurantes e bares abertos o ano inteiro”, relata. “Por conta desse movimento, foi fundamental modernizar o restaurante próprio e ampliar a estrutura de atendimento”, completa.

Mauro José Vasconcelos

Vasconcelos destacou mudanças na gastronomia

Diego Lando, gerente Nacional de Vendas da Intercity, estava no estande do Rio de Janeiro (RJ) com o Yoo2 Botafogo e o Intercity Porto Maravilha. A rede gaúcha já participa da BTL desde 2020, antes da pandemia, explorando a forte conexão Portugal-Brasil. “Nosso objetivo é aumentar a demanda de reservas durante o ano e não apenas no Carnaval. Por isso, estamos oferecendo pacotes com preços especiais durante a feira, combatendo a sazonalidade”, relatou. Entre as novidades, está um rooftop no Porto Maravilha, que explora a vista da região portuária carioca.

Cida Aguilar, CEO e fundadora de quatro hotéis, gere 200 leitos na mesma rua em Itacaré (BA). A executiva aproveitou a BTL para lançar seu quarto empreendimento, o Resende Imperial, com arquitetura inspirada na cultura portuguesa. “Abrir mercado corporativo e de lazer foi minha meta. Desde que chegamos, fiz reuniões com vários operadores de turismo portugueses, construindo novas pontes para levar mais turistas até Ilhéus (BA), aproveitando os voos diretos da capital baiana até nossas praias”, detalhou.

Luxo e ESG

Tiago Marcelino, diretor Comercial da Morada dos Canyons e do Morada SPA, ambos em Praia Grande (SC), participou pela primeira vez de uma feira internacional. Dentro do estande catarinense, o executivo apresentou a ainda inexplorada região Sul do estado aos portugueses.

“Queremos cada vez mais atingir os turistas de Portugal e entender como captá-los para uma região que atende a um de seus maiores anseios: contato intenso com a natureza”, pontuou. O que o Grupo Moradas oferece é uma paisagem não praiana, mas inédita para muitos europeus: os mais profundos e verdes cânions brasileiros. O Morada SPA foi a unidade lançada, um spa com apenas três suítes em um produto triple AAA, que abre operações na segunda quinzena de março.

Telmiza Rodrigues, diretora Comercial do Magestic WorldHotels Elite, e Celso Paiva, do hotel-escola Senac Barreira Roxa, ambos situados em Natal (RN), focaram no mercado europeu divulgando não apenas os empreendimentos, mas as forças atrativas do destino. “Antes de falar da gente, queremos reforçar nossos pontos fortes: sol, mar e carinho em receber. A novidade é que agora queremos interiorizar mais o turismo, levando nossos hóspedes para experiências no Geoparque do Seridó, por exemplo”, contou a executiva.

Já Paiva focou nos selos de sustentabilidade que o Barreira Roxa ostenta como atrativos para visitantes conscientes ou empresas cujas viagens de incentivo exigem práticas de ESG.

Diego Lando

Lando reforçou a conexão entre Brasil e Portugal

Kurotel representou a hospitalidade gaúcha

O Kurotel, spa médico pioneiro em medicina preventiva no Brasil, recebeu um convite do governo do Rio Grande do Sul para participar da BTL. A parceria é um reconhecimento da posição de destaque que o empreendimento ocupa no setor. Completando 42 anos de existência e com mais de cinco décadas de experiência com o Método Kur em 2024, o Kurotel introduziu o conceito de medicina preventiva em um ambiente que combina tratamentos de saúde com serviços de hotelaria de alto padrão.

Essa abordagem inovadora, quando o local foi inaugurado, foi uma verdadeira revolução no cenário da saúde, tanto regional quanto nacionalmente. Ao longo dos anos, o Kurotel tem mantido sua posição de liderança ao continuar introduzindo novidades e avanços em suas ofertas de tratamento. Além disso, a relação estreita com Portugal é evidente pelo número significativo de clientes portugueses que visitam o Kur. Essa conexão é facilitada pelo voo direto da TAP de Lisboa para Porto Alegre, seguido por um transporte conveniente até Gramado.

Para manter seu compromisso com a inovação constante, o Kurotel apresenta várias novidades este ano, incluindo o lançamento do livro de receitas 50 países em 50 receitas saudáveis e a introdução do Treino Ultrametabólico, que complementa o Treino Metabólico já existente.

* Queli Giuriatti, especial para o Hotelier News

(*) Crédito das fotos: Queli Giuriatti