Um prédio erguido com estruturas pré-fabricadas e padronizadas, que são rapidamente montadas no local, quase como em uma brincadeira de Lego gigante. Em paralelo, o uso combinado de materiais permitiu a redução da pegada de carbono na construção em mais de 60%, consumindo apenas um terço do concreto de uma obra tradicional. E foi assim, usando um modelo construtivo conhecido como CREE Building, que a B&B Hotels colocou em operação seu primeiro hotel 100% sustentável no mundo, além da unidade de número 700 globalmente.

A propriedade, localizada em Guimarães, em Portugal, é ainda o primeiro hotel de construção híbrida da Península Ibérica, além do 11º no país europeu da B&B Hotels, que fez sua estreia no mercado local em 2018. “Para construir o B&B Hotel Guimarães, trabalhamos em estreita colaboração com os nossos parceiros para avaliar e minimizar o impacto no meio ambiente. Nosso objetivo era adotar uma abordagem econômica sustentável, priorizando materiais reutilizáveis”, explica Lucía Méndez-Bonito da rede francesa para Espanha e Portugal.

A nova unidade segue as iniciativas de sustentabilidade do grupo, que persegue uma operação hoteleira com baixa pegada de carbono. São 2,11 CO2 emitidos por quarto a cada diária, informa a B&B Hotels, que livrará de plástico de uso único todas as suas unidades na Europa (onde se concentra seu portfólio) até o final de 2023.

No Brasil, a mesma política será adotada até o final do primeiro semestre do próximo ano. “A sustentabilidade está no centro das iniciativas da B&B Hotels, que acredita que é possível construir uma sociedade mais consciente do seu papel para as futuras gerações”, comenta Flávia Lorenzetti, CEO da rede francesa por aqui e que participou, esta semana, do Hotel Trends Orçamentos 2024, organizado por Hotelier News e Noctua Advisory, em São Paulo.

Expansão global

Alem dos 11 hotéis em Portugal, a rede francesa administra outros 46 na Península Ibérica. Com o francês Fabrice Collet no comando desde 2016 e o Goldman Sachs como investidor majoritário há quatro anos, a B&B Hotels fez, no primeiro semestre deste ano, movimentos importantes, como o lançamento em novos mercados internacionais: Estados Unidos, Reino Unido e Dinamarca.

A chegada ao mercado norte-americano, aliás, é considerada estratégica pelo grupo, que pretende abrir 400 uubidades nos Estados Unidos nos próximos 10 anos. Já para o Reino Unido, a meta é chegar a 100 hotéis até 2035. Na França, a rede ultrapassará os 400 hotéis em breve. “Nossa ambição é nos tornar líderes em estadias sustentáveis e acessíveis”, afirma Collet, que recentemente esteve no Brasil e conversou com exclusividade com a reportagem do Hotelier News.

“Para isso, implementamos ações concretas para melhorar a sustentabilidade de nossos negócios, ao mesmo tempo em que aumentamos a atratividade dos locais onde operamos”, finaliza o executivo.

(*) Crédito da foto: Divulgação/B&B Hotels