Em breve começa a época dos desfiles, do brilho e do samba. Enquanto para alguns o Carnaval representa festas e blocos de rua, para outros, é uma oportunidade a mais para descansar e colocar o pé na areia. Para o feriado da folia, a Baixada Santista espera ocupação de 90% entre os dias 10 e 13 de fevereiro, de acordo com levantamento do Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira). Todavia, alguns fatores podem impactar a movimentação na região.

O levantamento foi realizado nas cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá e Bertioga. Até então, 35% dos leitos estavam reservados. “A expectativa de ocupação para o Carnaval deste ano está seguindo a média dos dois últimos anos, de 90%. Mesmo com um número tímido de reservas realizadas, estamos otimistas para este feriado, visto que é uma data muito aguardada pelos brasileiros”, aponta Heitor Gonzalez, presidente do Sinhores.

Para entender na prática a projeção, a reportagem do Hotelier News entrou em contato com o Parque Balneário Hotel Santos by Atlantica. O empreendimento espera 100% de ocupação para o período e já está com 86% das UHs reservadas para o dia 10 de fevereiro.

Desafios à frente

Não é só o feriado que pode influenciar a ocupação. Fatores meteorológicos podem impactar a demanda, uma vez que o Carnaval de 2023 foi marcado por deslizamentos e enchentes no litoral paulista.”Também temos que considerar as condições climáticas, pois costumam ser um fator determinante para a vinda dos turistas à Baixada Santista. Além disso, algumas pessoas procuram uma estada somente na semana da viagem”, complementa Gonzalez.

Mateus Cabau, responsável pelo Comfort Hotel Santos, compartilha do otimismo e das ressalvas de Gonzalez. “Para os dias nove, 10 e 11, estamos com 40% dos quartos reservados. Nossa expectativa é, sim, flertar com os 100% de ocupação, especialmente se o clima não estiver chuvoso”, aponta em entrevista para o Hotelier News.

(*) Crédito da foto: Renato Inácio/Prefeitura de Bertioga