Feriados são sempre sinônimos de alto fluxo de turistas na Baixada Santista e, claro, as festividades de fim de ano não são diferentes. O SINHORES (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira) divulgou uma pesquisa que revela perspectivas otimistas para a ocupação hoteleira na região, durante as datas de Natal e Réveillon. Os hotéis da área projetam uma ocupação de 88% para o período natalino e, para a virada do ano, o indicador chega a 94%.

O levantamento do Sindicato, que abrange as cidades de Santos, Guarujá, Praia Grande, Bertioga e São Vicente, indica que as perspectivas estão no caminho certo. As reservas já atingiram 58% para o Natal e 56% para o Ano Novo, e Heitor Gonzalez, presidente do SINHORES, enfatiza que as expectativas são sempre elevadas para o final do ano. “A previsão é resultado de uma recuperação econômica em 2023, e espera-se que essa tendência continue nesta temporada de verão”.

Preparações para atender a demanda

Com a temporada se aproximando, os setores de serviços da região estão se preparando para atender ao aumento do poder de compra da população e a chegada de turistas à Baixada Santista. O SINHORES estima que entre 3 e 4 mil contratações temporárias ocorrerão até o final do ano, impulsionadas pela retomada dos setores de Turismo e Serviços em todo o Brasil.

O presidente do Sindicato expressa otimismo, destacando que essa perspectiva positiva se reflete em toda a cadeia do setor, incluindo a Baixada Santista. “Estamos otimistas e isso se reflete em toda a cadeia do setor, incluindo aqui na Baixada Santista. Vamos acelerar os nossos cursos para que possamos formar mais profissionais qualificados até o final do ano. Preparamos diversos cursos gratuitos para treinar essas pessoas, a fim de que elas fiquem aptas às vagas que irão surgir”, conclui Gonzalez.

João Carlos Pollak, gerente geral do Sofitel Jequitimar Guarujá, diz que o Natal não está tão aquecido frente ao ano passado. “Acredito que as pessoas estão dando preferência por viagens internacionais, devido ao alto custo no Brasil, ou preferindo ficar em casa com a família. Para o Natal, teremos cerca de 40% de ocupação”, diz, em entrevista ao Hotelier News.

“O Réveillon, por sua vez, segue conforme os anos anteriores, com expectativa de 60%, com a capital paulista sendo nosso principal mercado emissor. Assim, nossa diária média segue nos mesmos padrões de 2022, com ajuste apenas de inflação. A sensibilidade do preço está elevada, pois os custos no Brasil estão maiores para todos”, completa.

(*) Crédito da foto: Divulgação/SINHORES