O ano de 2023 começou com o pé direito para a Aviva. Com resultados impulsionados pelas férias escolares, a empresa registrou resultados históricos em janeiro. A inauguração do Turbilhados puxou os números do Hot Park para cima — protagonizando a melhor performance do parque para o período. Já o Vacation Club — marca de timeshare do grupo — superou em quase R$ 20 milhões o faturamento projetado para o mês.

No Hot Park, a nova atração elevou o ticket médio e catalisou o crescimento esperado em volume para o mês de janeiro, que era de 20% frente a 2022. Até a primeira quinzena, antes da inauguração, o incremento já havia sido de 15% e, com o Turbilhados, o mês fechou com alta de 31%.

Este foi o melhor mês de janeiro para o parque aquático desde sua abertura, em 1997. Em relação ao mesmo mês em 2022, todos os indicadores foram superados: a receita foi 47% maior (R$ 8,72 milhões), a venda de ingressos cresceu 21%, mesma porcentagem do aumento do ticket médio, e o número de visitantes ficou 11% acima do esperado.

O Hot Park já vinha de um bom momento, resultado da estratégia implementada em 2022, que superou a receita anual do ticket médio em R$ 4,8 milhões, e começou a estratégia de divulgação da nova atração no ano passado. Como resultado, em janeiro de 2023 o parque teve 28% de seus ingressos tendo sido comprados antecipadamente.

A estratégia de comunicação começou a ser implementada em setembro com criadores de conteúdo divulgando um vídeo com spoilers da atração, ao mesmo tempo que o Hot Park também ativou clientes fidelizados, ações no Close Friends do Instagram e comunicação interna. Durante a Black Friday, Fernanda Gentil revelou a data de inauguração e, pouco tempo depois, foram anunciados o nome e a temática da atração, com um storytelling pautado em sustentabilidade por meio da Vila das Palmas e Vila das Almas.

A nova atração também trouxe bons resultados no mundo virtual. Os perfis de Wanessa Camargo e Bruno de Luca foram ativados para a inauguração e mais de 30 influencers, com potencial de atingir 180 milhões de pessoas, estiveram no lançamento e ajudaram a dobrar o número de novos seguidores do perfil @hotpark no Instagram em 15 dias, em relação ao melhor mês de 2022. O perfil alcançou mais de 1 milhão de visualizações em um vídeo pela primeira vez e teve a taxa de engajamento mais alta de sua história em 16 de janeiro, dia que o Turbilhados foi inaugurado.

A inauguração – que teve mais de 134 milhões em impacto de mídia on e offline – é um caso de sucesso para o Hot Park e é peça importante na retomada que a Aviva espera para este ano.

Projeções para 2023

Alessandro Cunha, CEO da Aviva, projeta faturamento de R$ 1 bilhão em 2023, cerca de 39% a mais que os R$ 720 milhões captados em 2022. Com isso, o grupo retoma a cifra de 2019, período pré-pandemia “Com a inauguração do Turbilhados, o Hot Park teve o melhor mês de janeiro de todos os tempos e o Aviva Vacation Club nos manteve gerando receita constante durante a pandemia e nos ajudará a retornar ao patamar de 2019 este ano, enquanto o setor projeta este retorno somente para 2025”.

Para o Vacation Club, a expectativa inicial projetada para o produto era de R$ 66 milhões em vendas e foi superada em quase 29%, alcançando R$ 85 milhões e fazendo de janeiro de 2023 o melhor mês de todos os tempos para a empresa. O índice de satisfação de clientes nos complexos chegou a 93%.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Aviva