A Aviva, detentora dos resorts Costa do Sauípe e Rio Quente Resorts, além do parque aquático Hot Park, anunciou sua adesão ao Pacto Global da ONU. A empresa já possui uma agenda ESG com 16 temas prioritários até 2026, alinhada aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU.

Agora, com a aderência ao Pacto Global, a Aviva amplia suas metas para também se alinhar à Ambição 2030, focada em questões de direitos humanos e trabalhistas, acesso à água, diversidade e inclusão, economia circular e outras.

“Acreditamos que posicionar os dois maiores resorts do Brasil como aderentes ao Pacto Global da ONU no Brasil e tangibilizar nossas metas por meio de indicadores reais pode incentivar o setor de turismo brasileiro para que mais empresas façam este alinhamento com os objetivos de desenvolvimento sustentável”, ressalta Alessandro Cunha, CEO da Aviva.

Entre as ações já praticadas pela empresa, destacam-se iniciativas ambientais e sociais, como o apoio a ONGs.  “Nós temos impactos positivos gigantescos para o planeta, decorrentes de nossas iniciativas sustentáveis, especialmente quando falamos de meio ambiente”, salienta Cunha.

“Ao reciclarmos papel, por exemplo, mais de 2,6 hectares de florestas deixaram de ser cortadas; quando falamos de metal colaboramos para que 53,7 toneladas de minério de ferro deixassem de ser extraídas. Além disso, quase 90% do nosso lixo é reciclável e tratamos aproximadamente 1,2 bilhão de litros de água anualmente”, complementa o executivo.

Por meio do Hot Park, a Aviva oferece seu apoio à ONG SP Invisível, que atua em São Paulo. Além disso, e parceria com o SINDEPAT, realiza ações como o Dia Nacional da Alegria e o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas. Nos dois destinos também promove o Dia da Comunidade e o Dia Nacional do Idoso

“Temos programas internos bem-estruturados voltados para governança e bem-estar, que visam proporcionar um ambiente organizacional saudável, motivador e atrativo, além de ações para formar pessoas de dentro e de fora da companhia, que traduzem nosso conceito de marca empregadora. Também incentivamos o voluntariado corporativo, pois acreditamos que por meio de parcerias conseguimos influenciar o bem e gerar valor compartilhado.”, destaca Neide Tavares, gerente de Sustentabilidade da Aviva.

As novas metas

Depois da aderência, a companhia estabeleceu as seguintes metas para serem atingidas até 2025: reduzir em 50% o consumo de plástico de uso único; em 10% a energia; em 15% a utilização de água e ter, no mínimo, 60% dos fornecedores selecionados com base em critérios ambientais.

Até 2030, a companhia pretende diminuir 15% da emissão de Gases de Efeito Estufa do seu escopo e produzir 30% menos resíduos orgânicos. Além disso, ter 50% da liderança composta por público feminino e oportunizar vagas para pessoas a partir de 50 anos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Aviva