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Investir em tecnologia hoje em dia é um caminho inevitável. Com seu avanço, os diversos mercados apresentam soluções cada vez mais automatizadas e voltadas para a progressão da jornada do cliente. Conectada às mudanças que acontecem ao seu redor, a Letsbook trabalha com soluções que mesclam as principais tendências tecnológicas com as necessidades de automação do ramo hoteleiro.

A automação de processos dentro do hotel pode significar ganho de tempo por parte da administração e um atendimento mais rápido e preciso para os clientes. A tecnologia do CRM, principal sistema de relacionamento e comunicação de um empreendimento hoteleiro, oferece uma mudança positiva de grande impacto em todas as áreas que abrangem sua atuação. Ao compreender a jornada de compra do cliente, é possível otimizar campanhas que irão atendê-lo desde o primeiro contato até o pós-venda. Tudo isso é possível através do Lets CRM, que permite criar relacionamentos únicos e claro, automatizados.

Hotéis que conhecem seus clientes têm vantagem frente à concorrência. A personificação da jornada do hóspede é um ponto de extrema relevância que vem ganhando força nos últimos anos. Entender as necessidades do público abre um leque de oportunidades para oferecer experiências mais personalizadas e eficientes, vender mais do que a estadia, atrair mais negócios e, consequentemente, aumentar o ticket médio.

Minimizar os erros e operar com mais eficiência, o grande dilema do atendimento ao cliente também ganhou uma solução no CRM. Agora é possível automatizar processos que antes geravam diversos ruídos, como conquistar um hóspede que abandonou uma reserva, realizar o pré check-in e adiantar a chegada, além da possibilidade de realizar uma pesquisa de satisfação após a estada.

Esses processos podem ser cadastrados na plataforma com integrações diretas ao sistema de gestão do hotel, como o PMS. Com essas etapas automatizadas, os funcionários terão um aumento de produtividade e eficiência, podendo escolher em quais tarefas focar, como as mais estratégicas e que demandam mais tempo, além de aprimorar a hospitalidade.

Ana Carminatti

Ana destaca a segmentação como estratégia

Segmentação e estratégias

Outro ponto viabilizado pela automação é a estratégia de segmentação. Ligado diretamente à melhora da relevância das marcas perante os clientes, o processo de compreender seu público-alvo é o primeiro passo para trabalhar na construção de uma comunicação de sucesso. Com o Lets CRM, segmentações e comunicações exclusivas podem ser trabalhadas de maneira prática e efetiva. Promoções, cupons de desconto e divulgações de datas comemorativas são capazes de despertar o interesse dos hóspedes e gerar uma conexão com a marca que antes era difícil de manter.

Segundo a especialista de Plataformas da Letsbook, Ana Carminatti, ao longo dos anos as estratégias de automação estão em processo de aperfeiçoamento, e destaca que algumas regras automáticas seguem indispensáveis para o incremento tanto na receita como no relacionamento com o cliente. Ações voltadas para abandono de carrinho, comunicações para aniversariantes e cadastro de boas-vindas representaram mais de 70% da receita registrada em 2023 através das réguas automatizadas no Lets CRM.

Além das comunicações via e-mail, os hoteleiros atualmente contam com a tecnologia de integração com o WhatsApp e o envio de SMS dentro da plataforma do CRM da Letsbook. De acordo com a plataforma Mobile Time, em 2023 o Brasil possui mais de 147 milhões de contas ativas no aplicativo de mensagem, colocando o país em segundo lugar no ranking global, atrás apenas da Índia. O app está presente em 99% dos telefones celulares dos brasileiros, o que representa uma oportunidade gigante para explorar esse canal.

Automatizar o envio de respostas para dúvidas recorrentes, lembretes de reservas e demais mensagens permite que os hotéis ofereçam um serviço multiplataforma focado na experiência do cliente. Disponibilizar mais de uma via de contato possibilita que o hóspede escolha qual canal considera mais conveniente para se comunicar de forma ágil e eficaz.

Sendo assim, a automação não só melhora o tempo em que os hotéis operam e processam dados, ela possibilita a segmentação de informações que ampliam a visão de mercado e estabelece uma conexão entre hotel e hóspede de forma única.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Letsbook